Pesquisar
Close this search box.

Auditores fiscais têm homenagem na ALE

Sob a expectativa de verem aprovada a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) estabelecendo em nível nacional o teto salarial da categoria, os auditores fiscais comemoraram nesta quinta-feira, o Dia do Auditor Fiscal que ocorre hoje. A homenagem aos profissionais responsáveis pela arrecadação de tributos no Estado foi proposta pelo deputado Liberman Moreno (PHS), ele próprio auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda.
Segundo Liberman Moreno, o fato de Manaus ser um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) no país com uma das maiores receitas per capita, deve em parte a atuação dos auditores fiscais. O grande volume da arrecadação do Estado, proporcionando ao governo a execução de programas e projetos e segundo o deputado, é creditado aos auditores, dos quais muitos atuando com sacrifícios nos limites do Estado.
O deputado pediu aos dirigentes do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Amazonas, a divulgação dos trabalhos da categoria para que tenham apoio da sociedade. Pregou também a união da categoria. “Conclamo a todos que tenhamos uma grande união de consciência para continuarmos sendo peça valiosa na mais importante máquina arrecadadora do Estado”, declarou.
A solenidade realizada no plenário Ruy Araújo, contou com a presença de auditores ativos e inativos, dirigentes do sindicato da categoria, secretário de Estado da Fazenda, Isper Abrahim. Um vídeo institucional produzido pelo Sindicato, no qual foi visualizado o panorama das atividades de auditor fiscal.

Teto nacional

O universo dos auditores fiscais abrange cerca de 400 profissionais, dos quais pouco mais de 250 estão em atividade e 354 são sindicalizados. Segundo o presidente do Sindifisco, Luiz Osvaldo Evangelista, o Estado necessitaria de mais 100 fiscais para fazer frente ao acúmulo de processos, bem como melhor infra-estrutura nos postos arrecadadores no interior e nos chamados postos avançados, localizados nos limites do Estado.
Dos postos localizados fora da capital, Evangelista afirmou que os mais complexos são os de Parintins – limite com o estado do Pará-, Humaitá -com Rondônia- e em Boca do Acre, este último por causa da atividade pecuária na região limítrofe com o Estado do Acre.
Ele informou que uma das metas da categoria é conseguir o estabelecimento do teto salarial máximo, cuja proposta de emenda constitucional está tramitando no Congresso Nacional.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar