Pesquisar
Close this search box.

Associação de catadores promove ‘dia ambiental’

Manaus é uma das capitais brasileiras com menor índice de coleta seletiva (http://cempre.org.br/ciclosoft/id/2). Atentos a essa realidade, a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (ARPA) promove nesta quarta-feira uma ação de mobilização e educação ambiental na Escola Municipal Professor Álvaro Cesar de Carvalho, no bairro Novo Reino, na Zona Leste de Manaus.
Por meio de uma palestra de conscientização com educadores populares e oficina de boas práticas ambientais e artesanato a partir de lixo reciclável, além do recolhimento de resíduos sólidos que culminará na criação de um novo ponto de coleta na escola, a ARPA pretende sensibilizar para a necessidade de melhor controle ambiental dos resíduos e criar multiplicadores de boas práticas ambientais no âmbito escolar.
A atividade, que inicia por volta das 9h, faz parte do projeto RECICLA, patrocinado pelo Banco da Amazônia e Governo Federal e que envolve as comunidades de escolas públicas através de palestras, dinâmicas e oficinas sobre a responsabilidade de todos na questão do lixo descartado. Cerca de 800 estudantes serão contemplados com a ação, a primeira de uma série de três – a próxima será ainda este mês,em escola ainda a ser definida.
“Sensibilizamos os alunos que possam levar materiais como pet, tetra park e outros para a escola, onde este material é depositado num big bag (grande saco) disponível, e periodicamente fazemos a retirada do material. Essa simples doação e separação minimiza o trabalho dos catadores que sobrevivem com a venda desse material para indústria”, explica o presidente da ARPA, Raul Lima.

Sobre o Projeto Recicla
O Projeto Recicla foi selecionado na edição de 2015 do edital de fomento patrocinado pelo Banco da Amazônia e prevê para o final de setembro o lançamento da publicação de uma cartilha feita por catadores e educadores que será distribuída gratuitamente para professores, agentes e multiplicadores que buscam orientação para implantação de coleta seletiva em Manaus. Além de diminuir o lixo gerado, o projeto gera renda e melhora a qualidade de vida de 28 famílias que trabalham diretamente nessa associação.

Serviço
O quê: Ação de conscientização ambiental com palestra e oficina de artesanato com lixo reciclado
Quando: Quarta-feira (05 de agosto)
Onde: Escola Municipal Professor Álvaro Cesar de Carvalho – Rua Ituí, s / n, Tancredo Neves, Novo Reino, Zona Leste de Manaus.
Horário: Das 9, durante todo o dia
Contato: (Alexandre Victor – 9 9202 – 4088 )

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar