Pesquisar
Close this search box.

Arthur revela articulação política

Em entrevista a uma rádio local ontem pela manhã, o prefeito Arthur Neto revelou que seu candidato ao Senado é o governador Omar Aziz e que o vice-prefeito Hissa Abrahão pode ser candidato a governador. Segundo ele, somando-se às candidaturas do vice-governador José Melo e da deputada Rebecca Garcia, os três poderiam levar a eleição para o segundo turno, contra o senador Eduardo Braga, que seria o primeiro colocado nas pesquisas, “mas caiu bruscamente nos últimos dias”, segundo Arthur. Na prática, foi a primeira vez que uma liderança política falou claramente dessa estratégia, fartamente comentada nos bastidores, de lançar vários candidatos para concorrer com Braga, como forma de forçar, pela primeira vez, um segundo turno na eleição para governador no Amazonas. Desde 1998, quando a reeleição foi adotada no país, a disputa estadual jamais teve dois turnos.

CLAUDICANTE

No último domingo, em entrevista a um blog local, o governador Omar Aziz evitou falar em aliança política com Arthur e deixou claro que ainda não decidiu se sairá candidato a senador ou que candidato apoiaria para sua própria sucessão. Empurrou a decisão para março do ano que vem. Como trabalha com vários cenários, Omar não anda querendo antecipar as decisões, ao contrário do prefeito, para quem é importante descartar logo a reedição da aliança vencedora de 2010.

RETORNO

A secretária Rebecca Garcia está avaliando com correligionários a possibilidade de voltar à Câmara Federal já. Ela entende que não será mais possível tirar proveito do cargo que exerce, devido à exiguidade do tempo, e se preocupa com a vacância provocada pelo estado de saúde do seu suplente, Luiz Fernando Nicolau, que está afastado das funções por determinação médica.

SEM CONTEÚDO

O levantamento divulgado pela Assembleia Legislativa ontem, sobre o trabalho de suas comissões temáticas, padece da falta de conteúdo. Veja alguns trechos extremamente vagos: “Prezando pela preservação e controle da biodiversidade, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável tem atuado de forma ampla por causa do tema da sustentabilidade em alta nos últimos anos”; “Na rotina da comissão são feitas reuniões mensais para discutir o andamento das ações, além de Audiências Públicas e reuniões técnicas, conforme as demandas trazidas à comissão”. De doer.

TURISMO

Pior que isso só a declaração do deputado Francisco Souza (PSC), sobre o trabalho da Comissão de Turismo: “Junto com as Câmaras Municipais, temos o objetivo de interiorizar, motivar, estimular e até sugerir a cada município para que faça ações voltadas ao fortalecimento do turismo”. Não pode existir algo mais vago.

VITÓRIA

Sete empresas amazonenses das áreas de alimentos, tecnologia inclusiva e jardinagem vertical vão participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência http://www.sbpcnet.org.br/recife/home/, que acontece de 21 a 26 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco. Elas terão apoio do Sistema Público Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Um estande será montado no local. Os destaques são a telha ecológica romana, produzida a partir de resíduos de plástico reciclável e a caneta interativa, que é um produto capaz de se comunicar com deficientes auditivos.

AO VIVO

O empresário ou o estudante interessados que quiser acompanhar as atividades da SBPC 2013 ao vivo pode acessar o Portal CIÊNCIAemPAUTA, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no endereço www.cienciaempauta.am.gov.br. A geração é da própria organizadora, que tem tradição de exibição em tempo real de seus eventos.

PROMESSA

Os vereadores travaram ontem uma batalha pela atenção dos integrantes do Movimento Passe Livre, que se instalaram em barracas na frente da Câmara Municipal de Manaus. O petista Waldemir José lembrou a luta pela instalação da CPI do Transporte e o presidente Bosco Saraiva (PSDB), acompanhado de membros da bancada governista, prometeu até internet gratuita para os acampados, mas não quis se comprometer com CPI.

JUSTIÇA NA MIRA

O MPL já tem um novo alvo dos protestos: a Justiça. O ativista Sandro Marandureira diz que o Poder Judiciário também será cobrado para que as ações ligadas ao transporte público sejam julgadas e encaminhadas. Ele disse, ainda, que o movimento continuará acampado em frente à Câmara até que os vereadores se sensibilizem pela aprovação e instauração da CPI.

FORA DO AR

O juiz plantonista Marcelo Manuel da Costa Vieira determinou ao Facebook Serviços OnLine do Brasil Ltda. a exclusão do perfil “Fuleragem Manaus” e a identificação dos responsáveis. A página aparece como sendo de autoria de “Ex-Cunhã-poranga, rainha do peladão, moradora da zona Leste e líder espiritual da seita: Seguidores de Amazonino.” A determinação atende a pedido do secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, alvo de gozação do grupo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar