Pesquisar
Close this search box.

Apenas 25% dos rios brasileiros são navegáveis, conclui relatório

Estudo da ANA (Agência Nacional de Águas), divulgado nesta semana, concluiu que apenas um quarto dos rios brasileiros são navegáveis. O documento, intitulado Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, fez um diagnóstico da quantidade e da qualidade das águas brasileiras e como o país lida com os recursos hídricos.
O estudo analisou a situação das águas em todo o país entre 1994 e 2007, como a quantidade de chuvas a cada mês em cada região, o volume de água dos rios brasileiros e dos lençóis freáticos, ou seja, da água que há debaixo do solo.
A Bacia Amazônica, segundo o diretor da ANA, Dalvino Trocoli, é a menos problemática com relação à navegabilidade e qualidade das águas. “Em relação à Bacia Amazônica, nós não temos problema, a não ser próximo à região metropolitana de Belém, de poluição. Então, a qualidade da água da bacia é uma das melhores que a gente tem”, disse Trocoli. O estudo mostra que, dos 8,5 mil quilômetros de rios navegáveis no país, 5 mil estão na região Amazônica
Em relação a questões preocupantes sobre a água, o relatório registrou que, em 2007, 14% dos 5,5 mil municípios tiveram decretada situação de emergência devido estiagem ou seca. E três em cada cem municípios brasileiros tiveram decretada situação de emergência devido a enchentes, inundação ou alagamentos.
No último dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar