Amazonas recebe mais 156,4 mil doses de vacinas contra Covid-19

O Governo do Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (21/07), duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). O carregamento trouxe, ao todo 156.410 imunizantes, sendo 85.410 doses de Pfizer/BioNtech; e 71 mil do tipo AstraZeneca/Fiocruz. Parte das doses será destinada à capital, Manaus, que nesta quarta e quinta-feira (22/07) recebe a sua terceira edição do mutirão Vacina Amazonas, para vacinar a população a partir de 18 anos.

A primeira carga, trazendo as vacinas da Pfizer, foi desembarcada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 9h50, dividida em 13 volumes trazidos pela companhia Latam Linhas Aéreas.

Do aeroporto, a remessa foi transportada com escolta da Polícia Federal para armazenamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), local que oferece acondicionamento da vacina em freezer científico, com temperaturas a -86ºC.

O segundo lote, com imunizantes AstraZeneca, chegou por volta das 13h50 em seis volumes trazidos por voo da companhia Azul Linhas Aéreas.

Após o desembarque, as doses foram escoltadas pela Polícia Federal até as câmaras frias instaladas na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

Vacinômetro 

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 2.465.706 doses foram aplicadas em todo o estado até esta terça-feira (20/07), sendo 1.837.245 de primeira dose, 599.723 de segunda dose, e 28.738 com dose única.

Vacina Amazonas 

O mutirão desta quarta e quinta-feira em Manaus, acontece das 9h à meia-noite nos dois dias, com o objetivo de vacinar a população a partir de 18 anos. A mobilização é realizada em parceria com a prefeitura da capital.

O horário estendido até meia-noite é para o Sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques. Os pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus funcionarão no horário habitual das 9h às 16h.

Mais de 10 mil doses de vacinas já haviam sido aplicadas durante a manhã, em Manaus.

Com mais essa ação, o mutirão da campanha Vacina Amazonas alcançará 15 edições, em pouco mais de um mês, desde a primeira edição realizada em Manaus.

Outros mutirões 

Em 14 edições do mutirão – duas delas realizadas em Manaus –, mais de 232.575 foram vacinadas. A primeira edição do mutirão da campanha Vacina Amazonas imunizou 141 mil pessoas na capital, nos dias 11 e 12 de junho.

Outros dois mutirões foram realizados, simultaneamente, no dia 19 de junho, em Novo Airão e Manacapuru, quando 8,2 mil pessoas foram vacinadas. No dia 26 de junho, Parintins foi o quarto município a receber o mutirão, imunizando mais de 5 mil pessoas.

No quinto mutirão, realizado na capital durante 24 horas, nos dias 29 e 30 de junho, 58.534 doses foram aplicadas. O sexto mutirão foi realizado no dia 3 de julho em Rio Preto da Eva, com 3.159 doses aplicadas.

Outros cinco mutirões foram realizados no dia 10 de julho, simultaneamente, nas cidades de Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, com alcance de 15.660 pessoas vacinadas.

Os últimos três mutirões foram realizados no dia 17 de julho, também simultaneamente, em Manaquiri e Careiro Castanho, quando foram aplicadas vacinas de primeira dose. E no Careiro da Várzea, a ação foi para aplicação da segunda dose e dose única. Nesses municípios foram aplicadas, no total, 1.042 doses.

FOTO/DESTAQUE: Edson Aquino/Secom

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email