Pesquisar
Close this search box.

Amazonas é destaque na busca por crédito para energia solar

Andréia Leite

Insta: andreia-leite  Insta: @jcommercio

A região Norte representa 16,7% em relação à participação em financiamento, atualmente, de toda a originação do MFS e ocupa o terceiro lugar no ranking de originação por região, seguido do Nordeste e Sudeste. O Amazonas está em terceiro lugar no ranking de Estados da região em relação à originação de crédito de volume do MFS representando 10% de toda base de proposta de financiamento.

Ao passo que crise energética e o dólar alto deixaram as placas fotovoltaicas 18% mais caras no ano passado, segundo pesquisa Greener  o crescimento das adesões pela energia solar seguiu em alta no Brasil. Tanto que, a importação de placas fotovoltaicas mais do que dobrou em 2021, com alta de 105%, de inversores teve crescimento de 98%, ainda de acordo com a Greener.

Já sentindo o reflexo positivo dessa curva crescente, o MFS (Meu Financiamento Solar), maior fintech de crédito para energia solar do Brasil, viu aumentar em 173% o número de pedidos de financiamentos pagos neste ano, bem como registrou uma avanço de 147% nas propostas de financiamento.

Dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) confirmam que 54% das vendas desse tipo de sistema são viabilizadas por financiamentos.

Iasmym Jorge, gerente comercial do Meu Financiamento Solar, enfatizou que a região pode usufruir de créditos de até meio milhão de reais para pessoas físicas e até R$ 3 milhões de reais para empresas, com a facilidade de pagamento em até 7 anos.

Para Carolina Reis, diretora comercial da fintech, os brasileiros descobriram os benefícios gerados pelo uso da energia solar, a começar pelo fato de não estarem suscetíveis aos aumentos de tarifas, taxas como escassez hídrica, entre outros fatores que acabam pesando no bolso. Hoje a instalação de sistemas de energia fotovoltaica tem sido vista como um investimento que gerará uma grande economia e, de quebra, sem agredir o meio ambiente -desafogando a demanda por energia que hoje é suprida, em sua maioria, por hidrelétricas e termelétricas”, explica a executiva.

Iasmym Jorge, gerente comercial do MFS reiterou que as vantagens desse recurso energético são muitas, sendo as principais:  economia na conta de energia elétrica, autonomia energética, segurança no abastecimento elétrico, valorização do imóvel e manutenção simples.

“Adicionalmente, diferente de outras fontes de energia, a tecnologia solar não emite ruídos ou poluição, sendo absorvida pelos consumidores como um eletrodoméstico moderno, sem necessidade de intervenções nos edifícios e ainda agrega valor estético”. 

Pensando em sustentabilidade, a energia solar é uma ferramenta de combate às mudanças climáticas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e redução de gases de efeito estufa.  Além de ser uma tecnologia com menos impacto ambiental, o sistema fotovoltaico possibilita o crescimento econômico sustentável para diversos setores.

Sobre os desafios logísticos para ampliar o uso de energia solar em Manaus ela destacou como principal, o uso e a conscientização  da população para buscar a energia solar como solução, visto que a região tem grande potencial e está em quarto lugar no ranking de maiores preços cobrados na conta de luz do país. “Em relação ao financiamento, a nossa solução é 100% digital”. 

Neste ano, o Pará é o Estado com maior originação de todo o volume do MFS, representando 10,3% de toda base de propostas de financiamento.

Fomentando o mercado 

Aumenta a demanda no setor, a energia solar fica mais acessível a todos, e reflete positivamente nas micros e pequenas empresas que instalam esses sistemas. Ainda em 2021, cresceu 88% o volume de integradores cadastrados no Meu Financiamento Solar. “Alcançamos a marca de 22 mil empresas homologadas para operar na linha. São cerca de 25 novos cadastros por dia. Ficamos felizes por poder fomentar esse mercado tanto oferecendo soluções aos clientes quanto aos instaladores que prestam serviços a eles”, afirma Carolina Reis.

Além da plataforma digital que permite que todo o processo de financiamento seja feito totalmente online, o Meu Financiamento Solar também disponibiliza aos instaladores/empresas um aplicativo no qual podem ser feitas simulações de kits fotovoltaicos gratuitamente, de forma 100% digital e em tempo real, consultar parcelamentos que caibam no orçamento de cada cliente, enviar e acompanhar propostas, com todo o suporte e segurança da fintech. Basta baixar sem custo nenhum a apple store ou na play store.

Sobre o Meu Financiamento SolarO Meu Financiamento Solar, maior fintech de crédito para energia solar do Brasil, nasceu em 2017 como parte do Grupo Portal Solar e, em 2020, passou a ser uma solução do banco BV. Com aprovação 100% digital, rápida e segura, a fintech tem como principal objetivo oferecer linhas de crédito para que pessoas físicas e empresas consigam colocar em prática projetos de energia solar em imóveis comerciais e residenciais e, assim, economizar até 95% nas despesas com energia elétrica.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar