Amazonas atinge marca de 624 mil pessoas vacinadas contra rubéola

Um total de 624.301 pessoas com idade entre 20 e 39 anos já foram imunizadas contra a rubéola em todo o Estado do Amazonas. O número corresponde a 54,17% do total da meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar 95% de toda a população na faixa etária estabelecida. Em Manaus, 412.286 pessoas foram vacinadas, atingindo 64,05% da meta. A campanha continua até o dia 12 de setembro e a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Mulheres e homens

Do total de vacinados no Estado, 61% das mulheres com idade na faixa etária estabelecida para a campanha já foram vacinadas, e apenas 46% do total de homens. Na capital as mulheres também representam o maior percentual de vacinados, 68% do da meta mínima e 58% dos homens.
No interior do Estado, os municípios de Santa Izabel do Rio Negro, Careiro da Várzea, Ipixuna, Apuí, Humaitá, Itacoatiara, Silves, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Parintins e Tabatinga, já atingiram mais de 60% da meta. Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações, Izabel Nascimento, as equipes de imunização estão redobrando os esforços para que a meta seja atingida em todo o Estado. “Nós estamos trabalhando para que toda a população dentro da faixa etária da campanha seja vacinada”, afirma.

Surtos da doença

A campanha acontece em nível nacional e tem o objetivo de evitar a ocorrência de surtos da doença em todo o país.
A rubéola é infecciosa, sendo causada por vírus, com transmissão por via respiratória.Além disso, é benigna, mas em grávidas pode causar abortos, parto prematuro e mal formação congênita. A vacina oferecida na campanha é a dupla viral, que também protege contra o sarampo. A dose é única, e deve garantir aproteção por toda a vida.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email