A região do Alto Solimões vai ganhar um reforço na área da piscicultura até o fim do mês de setembro. Serão inaugurados 12 flutuantes de recepção de pescado, dois barcos de transporte, dois frigoríficos, uma estação de alevinagem, uma fábrica de ração e casas de farinha. A informação é do titular da Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), deputado Eron Bezerra.
O secretário esteve nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant no último fim de semana para tratar dos detalhes finais dos projetos para a região. Segundo Eron, o Estado investiu mais de R$ 5 milhões nas obras que devem beneficiar 9.000 produtores das nove cidades que compõem o Alto Solimões.
Os frigoríficos estão fixados em Tabatinga e em Santo Antônio do Içá. Cada um terá capacidade para abrigar cem toneladas de pescado. Depois da inauguração, a próxima etapa, de acordo com o secretário, é montar um projeto para a construção de uma fábrica de farinha de peixe e uma unidade para o beneficiamento do pescado em Tabatinga. “O peixe já sairá filetado e tratado, pronto para comercializar. É uma forma de beneficiar o pescador, agregar valor ao produto e dar suporte à exportação”, explicou Eron.
Ainda em Tabatinga, os piscicultores vão ganhar uma estação de alevinagem com capacidade para 300 mil pós-larvas que serão transformadas em até 180 mil alevinos. Serão dois tanques de mil metros quadrados e um de 600 metros quadrados.
A estação vai atender, principalmente, a piscicultura comercial e de subsistência com ênfase nas áreas indígenas. Segundo o secretário-executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Geraldo Bernardino, a região é prioridade do governo do Estado.
Alto Solimões ganha apoio na infra-estrutura
Ainda em Tabatinga, os piscicultores vão ganhar uma estação de alevinagem com capacidade para 300 mil pós-larvas que serão transformadas em até 180 mil alevinos
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Governo quer reduzir impactos na saúde causados por apostas
9 de dezembro de 2024
Mercado eleva previsão do PIB para 3,39% em 2024
9 de dezembro de 2024
Estudo analisa perfil demográfico e social da pesca esportiva de Barcelos
9 de dezembro de 2024
Observatório europeu diz que 2024 é o ano mais quente já visto no planeta Terra
9 de dezembro de 2024
Filme “Ainda estou Aqui” é indicado ao Globo de Ouro
9 de dezembro de 2024
Alerta indica possibilidade de chuvas intensas nesta segunda-feira no AM
9 de dezembro de 2024
Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração
9 de dezembro de 2024