Pesquisar
Close this search box.

Alimentos restritos se difundem pelas padarias locais

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/03Mar/24/Eliza%20panificadora.jpg

Em tempos de diabete, hipertensão e obesidade, cada vez mais as pessoas buscam por alimentos diet e light mas, você sabe qual a diferença de um para outro e se realmente eles fazem bem pra saúde?

“Só em reduzir o açúcar e o sal nos seus alimentos você já está fazendo um bem muito grande para a saúde, diminuindo bastante as chances de vir a se tornar diabético, obeso, ou com colesterol alto, no caso do açúcar, ou com problemas de hipertensão ou mesmo renais, pelo excesso de sal”, falou a nutricionista Nadilene da Silva Souza. “As gorduras podem causar problemas nas artérias, além de provocar diabetes e obesidade”, completou.

“Os alimentos light têm uma redução de ao menos 25% de calorias, ou determinados nutrientes como sal, açúcar, ou gorduras quando comparados aos alimentos convencionais, por isso esses alimentos são indicados principalmente para quem deseja perder peso”, aconselhou.

“Os alimentos diet têm menos açúcar ainda que os light. São direcionados para um público específico que, por alguma razão, precisa restringir ou eliminar certos grupos alimentares da dieta, como os diabéticos, celíacos ou fenilcetonúricos, por exemplo, porém, mesmo pessoas saudáveis podem consumir produtos diet, desde que ela deseje evitar algum ingrediente específico, no caso o açúcar”, explicou.

“Sim, qualquer alimento pode ser light ou diet. O que vai caracterizar essa condição é exatamente o que disse antes. Uma feijoada pode ter 25% menos de sal ou gorduras, que será uma feijoada light; bem como um bolo de chocolate pode ser adoçado com algum outro tipo de adoçante saudável, que não seja açúcar, que será diet”, afirmou.

Está comprovado cientificamente que reduzir a quantidade, ou mesmo eliminar dos alimentos o sal, o açúcar e as gorduras, os torna mais saudáveis, mas aí estes perdem o sabor que a grande maioria das pessoas prefere. O que fazer então? Existem muitos outros produtos que podem substituir estes nutrientes tão maléficos. No lugar do sal pode-se usar alho, cebola, gengibre, pimenta, limão; para esquecer o açúcar, use mel, stevia, açúcar de coco, xilitol, geléia de fruta; já a gordura pode ser substituída pelos óleos vegetais, como o azeite de oliva e o óleo de canola.

“Hoje, muitos estabelecimentos, como padarias, têm setores específicos para esse tipo de alimentos, mas não deixe de ler os valores calóricos, que vêm naquelas etiquetas com o percentual diário dos valores calóricos. Elas são obrigatórias nos alimentos”, ensinou.    
 
Atendendo aos clientes


Para atender ao crescente número de clientes que buscavam alimentos diet e light, há três anos, a panificadora e confeitaria Eliza, em Adrianópolis, resolveu acrescentar aos inúmeros itens da loja, produtos dentro dessas duas linhas.

“Hoje temos, fixos no nosso cardápio, produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar”, falou Luzia Campos, supervisora de produção do estabelecimento.
“Esse bolo de banana com aveia, por exemplo, leva passas, nozes e óleo de coco e é doce, mas não leva nada de açúcar. É adocicado pelos próprios ingredientes”, disse.

No setor de bolos, as prateleiras da panificadora e confeitaria têm uma gama de itens para a escolha dos clientes: de milho, cenoura, castanha, maracujá, banana. “Nenhum deles leva margarina, substituída por óleo de coco, já no de banana eu uso o açúcar de banana”, ensinou.

A banana é uma fruta fonte de carboidratos, e quanto mais madura estiver maior a quantidade de açúcar presente na fruta, porque à medida que vai amadurecendo o amido vai se transformando em açúcar.

“Já nos bolos de chocolate e mesclado eu utilizo o açúcar demerara, um açúcar que passa por um refinamento leve e recebe pouco ou nenhum aditivo químico em sua composição”, esclareceu.

O crescente número de clientes vegetarianos e mais recentemente os veganos também têm espaço na Eliza. Açúcar, sal e gorduras passam longe dos alimentos vegetarianos e veganos.

“Eles nos ligavam, e ligam até hoje, perguntando se temos produtos vegetarianos e veganos, então resolvemos colocar alguns itens em nosso cardápio. Assim surgiu o quiche, com massa integral, recheado com berinjela, abobrinha, couve flor e brócolis. Tem ainda o pastel integral de forno e o rocambole, mais os pães integrais de aveia, de batata, multigrãos, australiano e com ervas, com pouco sal. Nossa lista de produtos para quem deseja se manter saudável e em forma procura atender a todos os gostos”, revelou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar