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Alimentação é tendência de franquias

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O segmento de franquias no Brasil continua em crescimento. Segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor cresceu 8% de 2015 para 2016, passando de R$ 139,593 bilhões para cerca de R$ 150 bilhões em receita. Para 2017, apesar da crise econômica no país, a ABF projeta um crescimento de 7 a 9% na receita de franqueadores e franqueados. E a ABF dá mais uma dica: os empresários que quiserem investir numa franquia com possibilidades de maior retorno, devem fazê-lo em saúde, estética, beleza, ginástica ou alimentação saudável, esta última, por sinal, continua sendo a de maior crescimento.

Em Manaus o casal de jovens empresários portovelhenses Tiago e Gleica pensam longe. Eles não querem ser apenas franqueados, mas franqueadores, e exatamente na área de alimentação saudável. Há dois anos Tiago Honorato e Gleica Fernandes acharam que a capital de Rondônia (população estimada em 511 mil pessoas em 2016) havia ficado pequena demais para seus sonhos e resolveram encarar Manaus (população de mais de dois milhões de pessoas). Na capital amazonense, há pouco mais de um ano montaram o Beef Burguer, uma hamburgueria especializada em produzir sabores exclusivos e com o máximo possível de matérias-primas naturais.

“Costumávamos fazer nossos sanduíches em casa, e sempre testávamos coisas novas então, pensamos, por que não abrimos uma hamburgueria? Foi assim que surgiu o Beef Burguer”, contou Tiago. Tiago é formado em Propaganda e Gleica em Administração, o que ajudou os dois na criação e no gerenciamento do novo negócio. Apesar de incipientes empresários, ambos continuam a estudar ele, Engenharia Civil e ela, Direito. “Quando começamos com a hamburgueria, já estávamos nessas faculdades, então não quisemos pará-las e vamos seguir até nos formarmos”, disse Gleica.

Em março do ano passado, juntando as economias que haviam trazido de Porto Velho, o casal inaugurou o Beef Burguer, na avenida Tefé, no Japiim. O sucesso se consolidou em pouco tempo e pouco mais de um ano depois eles viram a oportunidade de mudar a hamburgueria para um ponto ainda melhor, na mesma avenida e bairro.

O sucesso do Beef Monkey
Em maio passado a Beef Burguer foi transferida para um espaço num centro de conveniências de um posto de gasolina recém-inaugurado. “Aqui temos uma loja melhor e a rotatividade de público é muito maior, com certeza”, falou Tiago.

O cardápio foi mantido, “mas sempre estamos testando e lançando coisas novas”, completou Gleica. Atualmente são 18 os itens de sanduíches com sabores e tamanhos para todos os gostos (como o Beef Kids, pra crianças, ou o Beef Insano, sanduíche gigante que leva quatro carnes de hambúrguer) e boa parte dos produtos são artesanais, preparados pelos dois. “O extrato de tomate é artesanal, a maionese e os molhos são caseiros, o catchup é de goiaba e a carne do hambúrguer é feita com carne de primeira e recebe apenas ingredientes e temperos naturais”, garantiu Gleica.

Alguns dos sanduíches já caíram no gosto dos clientes, como o Beef Monkey e o Beef Abacaxi, pelas frutas que levam. O Beef Monkey é montado num pão bola, com 120 gr de carne artesanal, bacon, cream cheese, molho de mostarda mel e salada, além de uma generosa porção de fatias de banana pacovã fritas. Dessa banana amazônica resultou o nome do sanduíche (monkey é macaco, em inglês) e o molho de mostarda e mel é exclusivo desse sanduíche. Já o Beef Abacaxi leva 120 gr de carne de hambúrguer, cream cheese, salada e uma generosa rodela de abacaxi.

Nova loja e franquia
Aproveitando os bons ventos, Tiago e Gleica já pensam em transformar o Beef Burguer numa franquia. “Estamos realizando todos os procedimentos para que a hamburgueria vire uma franquia, porque conseguimos imprimir uma marca nossa no negócio. Eu tenho umas ideias, a Gleica tem outras, mas decidimos tudo juntos, sempre trabalhando em cima da exclusividade”, falou. “Pra você ter uma ideia, até nosso pão é único, feito numa padaria parceira. Criamos um padrão que possa ser cortado e caber mais de uma carne de hambúrguer”, explicou.

Enquanto organizam a franquia, o casal já prepara a abertura da primeira filial da Beef Burguer, agora neste mês, no D. Pedro I. “Eu vou ficar numa loja e a Gleica na outra. Quando vier a terceira loja vamos ver como é que fica”, riu.

Pesquisa realizada pela Euromonitor International mostrou que cada vez mais os consumidores valorizam alimentos produzidos localmente, bem como com a minimização da utilização de embalagens, reduzindo o desperdício de recursos. O exigente consumidor está preferindo a comida natural, sem ingredientes artificiais e com pouco açúcar.

Dicas e sugestões
A ABF mostra as vantagens em se tornar uma franquia. Uma delas é a diluição do risco. Quando você investe sozinho na expansão de uma rede de lojas, o risco é todo seu. Já no sistema de franquias, esse risco é dividido com os franqueados.

Outra vantagem é a gestão do negócio. Quando você é diretamente responsável por todas as questões administrativas de um negócio, todas as responsabilidades recaem única e exclusivamente sobre você. No sistema de franquia, essa responsabilidade é compartilhada com os franqueados.

Para os franqueados as vantagens também são muitas. Começar um negócio do zero é muito mais difícil do que partir de um patamar pré- existente onde a experiência acumulada anteriormente pelo franqueado cria uma base que reduz sensivelmente a curva de aprendizado de qualquer negócio.

Mas o processo de formatação de uma franquia é extenso e deve ser revestido de todo cuidado possível para que esse novo desafio se concretize. Os passos são os seguintes: Análise da situação legal da empresa; planejamento do processo de formatação da franquia; elaboração do plano de expansão da rede; sistematização dos processos para os franqueados; elaboração dos contratos da franquia; venda da franquia; seleção dos franqueados.

Além de muita pesquisa, o novo empreendedor do segmento de franquias pode também buscar suporte junto a ABF ou ao Sebrae. Ambas as instituições oferecem apoio aos empresários através de cursos e palestras.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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