Pesquisar
Close this search box.

Aleam repudia ataques contra a ZFM

O deputado estadual Adjuto Afonso (PP) repercutiu na manhã desta quinta-feira (4), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), matéria veiculada em um jornal impresso local que destaca “ataques” que a Zona Franca de Manaus vem sofrendo por parte de empresas jornalísticas nacionais. Para o parlamentar, a falta de conhecimento em relação à dinâmica do Polo Industrial seria o principal fator responsável pelas críticas.

“Quero repudiar esses ataques que a Zona Franca sofre. É muito comum o Polo Industrial sofrer ataques principalmente pela imprensa do sul do país, que desconhece o poder da Zona Franca, desconhece o que se gera de emprego, o que esse Polo contribui para o desenvolvimento do Estado. Nós temos aqui a maior floresta preservada, temos 97% de preservação, justamente porque temos um Polo Industrial com uma grande concentração de empregos, gerando receita para a população e para o desenvolvimento de nosso Estado”, ressaltou o deputado.

O parlamentar destacou trechos da matéria que justificam as críticas, como por exemplo, que a “renúncia fiscal do modelo prejudica os cofres da União”. “O Estado do Amazonas contribui com o governo federal com geração de impostos mais do que todos os Estados do Norte juntos. Se o Estado do Amazonas contribui com essa receita a nível federal, onde está a renúncia fiscal? Onde está o prejuízo para o país?”, reforça o deputado seguindo a linha de raciocínio dos entrevistados.

Em seu pronunciamento, Adjuto Afonso elogiou a postura do Presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, e do Presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, que defendem o modelo econômico no texto e ressaltam a dinâmica viabilizada pelo Pólo Industrial. “Foram muito contundentes na matéria falando do desconhecimento sobre o Amazonas”.

União de forças

Para o parlamentar, o momento de crise econômica no país, requer a união de todos os segmentos, para reforçar o modelo e ampliar, pensando em alternativas para o interior do Estado. “Nós queremos um Estado crescendo, queremos um Pólo Industrial pujante, queremos todos engajados, governo municipal, governo estadual, governo federal, entidades financeiras, agências de desenvolvimento, para que a gente ter uma consolidação desse Pólo Industrial de Manaus tão importante com vistas ao crescimento do interior do Estado principalmente”.

Dever de casa

O deputado Adjuto Afonso reforçou na fala que em conjunto com o deputado Serafim Correa (PSB), emitiu requerimentos solicitando a realização de Audiências Públicas na Casa Legislativa para discutir possíveis políticas de investimentos na economia do Estado, contribuindo para a geração de emprego e renda à população amazonense.

“A nossa proposta é justamente ver onde estão os gargalos, com o que nós, deputados estaduais, federais e senadores podemos contribuir para que esse projeto continue crescendo, continue gerando emprego e renda para o nosso povo. Se não tivermos atentos à consolidação desse Polo Industrial, certamente não vamos ter receita nem na capital e, principalmente, no interior do Estado”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar