10 de abril de 2021

Activia apresenta crescimento de 40% em 2008 graças a marketing

A Activia, da Danone, comemora o ano na cor “verde”, com crescimento de 40,5% nas vendas no ano passado, segundo dados da AC Nielsen 2008

A Activia, da Danone, comemora o ano na cor “verde”, com crescimento de 40,5% nas vendas no ano passado, segundo dados da AC Nielsen 2008. As diversas campanhas de marketing, aliadas ao real benefício do exclusivo bacilo DanRegularis, que ajuda a regular o trânsito intestinal, confirmam a preferência pelo produto, campeão no giro da gôndola de produtos lácteos funcionais.
A Activia também festeja a liderança absoluta no segmento de iogurtes funcionais com 87% de participação em volume e a presença em 30,7% dos lares brasileiros (fonte: LatinPanel – ano 2008). Esse sucesso se deve ao constante investimento na marca, com pesquisa e desenvolvimento, campanhas publicitárias e ações para o varejo e consumidores.
Em 2008, Activia inovou com lançamentos para agradar aos gostos do consumidor brasileiro. Os grandes destaques foram o Leite Fermentado 80 g e a linha Pedaços de Frutas (com ingredientes nobres, como Blueberry), além da ampliação da oferta de produtos precificados e light, e sabores, como Cereja e Aveia. As várias campanhas publicitárias também estiveram em evidência, afinal, Activia é a marca de alimentos que mais investiu em mídia em 2008 (segundo Monitor Evolution). A marca permanece com o foco em fortes ações nos pontos de venda, com gerenciamento de gôndola, e desenvolvimento da “onda verde”, um layout que marca o território de Activia na gôndola de refrigerados.
Em 2008, a marca renovou a categoria com o lançamento de dois Desafios Activia aos consumidores. No primeiro semestre, demonstrando a confiança comprovada da Danone na eficácia de seu iogurte funcional, a empresa devolveu o dinheiro para quem não ficou satisfeito com o resultado do produto. Esse formato é uma iniciativa mundial do Grupo Danone. A promoção, mais uma vez, provou a competência de Activia com baixíssimos pedidos de reembolso. Numa ação inédita, a Danone inovou no Desafio do segundo semestre, premiando os consumidores que incluíram Activia no dia a dia com um brinde (um marinex em troca de 30 tampinhas). Esse formato – exclusivo do Brasil – foi sucesso absoluto.
Os números atuais do mercado de PLF (Produtos Lácteos Frescos) no Brasil são animadores: os produtos estão presentes em 87,9% dos lares (fonte: LatinPanel 2008). Segundo a AC Nielsen, a liderança em faturamento é da Danone, com 33,2% de todo o faturamento da categoria de PLF, sendo 14% de Activia. Quando se trata de funcionais, Activia é líder absoluto, com 90% do faturamento do mercado.

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