16 de abril de 2021

Acadêmicos apresentam pesquisas na Fundação Tropical

Pelo menos 50 acadêmicos de medicina de instituições de ensino do Amazonas vão apresentar resultados das mais recentes pesquisas voltadas às doenças tropicais no Estado.

Pelo menos 50 acadêmicos de medicina de instituições de ensino do Amazonas vão apresentar resultados das mais recentes pesquisas voltadas às doenças tropicais no Estado. As apresentações serão realizadas nesta segunda-feira, 25, no Congresso de Iniciação Científica da FMT-HVD (Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado).
As pesquisas estão relacionadas principalmente às doenças infecciosas mais comuns da Amazônia, como malária, leishmaniose, tuberculose e hepatites virais, tratadas na Fundação, que é referência no Estado. Os projetos de todos esses alunos foram orientados por pesquisadores da FMT-HVD. O Programa de Iniciação Científica da FMT-HVD é financiado pela Fapeam.
De acordo com o diretor de ensino e pesquisa da FMT-HVD, o médico Marcus Lacerda, os alunos têm papel fundamental na maioria das pesquisas realizadas pela instituição. “Eles trabalham diretamente com os principais temas pesquisados pela fundação. Com certeza os resultados dessas pesquisas não se limitam somente à situação acadêmica dos alunos e serão revertidos diretamente para os nossos pacientes”.
O evento será aberto a todos os interessados e contará com palestras da pesquisadora Maria Glaucia Gleibe, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e do médico Cláudio Tadeu Manoel Ribeiro, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). “Esses alunos colaboram muito com seus orientadores na maioria das pesquisas realizadas aqui. Eles observam e atuam de maneira prática em algumas das principais ações da FMT-HVD”, afirmou o médico.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email