Pesquisar
Close this search box.

ACA comemora 145 anos

https://www.jcam.com.br/1506_A3.png

A ACA (Associação Comercial do Amazonas) ao completar 145 anos organizou uma mega celebração. Além da tradicional entrega da Medalha do Mérito Empresarial J.G. Araújo, dará posse ao presidente eleito para o biênio 2016-2018, Ataliba Antonio Filho, ainda fará o lançamento do Selo Postal comemorativo. O evento agendado para a próxima sexta-feira (17), no auditório da Fieam, começa a partir das 19 horas, para convidados.
De acordo com o presidente da ACA, Ismael Bicharra Filho, as personalidades que se destacaram no incentivo ao comércio e na prática de suas funções serão agraciadas com o símbolo de maior honraria concedida pela entidade de classe amazonense, mais antiga do Estado. “É uma forma de homenagear, de reconhecer quem contribuiu e se destacou no fortalecimento do comércio e do Estado. É por isso que, a cada ano, a Associação Comercial seleciona essas pessoas para receberem a Medalha do Mérito Empresarial J.G Araújo,” explicou. Neste ano, entre os homenageados, destaque para o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, o para o presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), George Pinheiro, para o chefe de gabinete da presidência da Fieam, Sérgio Melo, para o presidente da ABIH-AM (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas), Roberto Bulbol e para o empresário e diretor de Educação e Ensino da ACA, Nílio Portella.
Bicharra também anunciou o lançamento do Selo Postal comemorativo, que foi elaborado para marcar os 145 anos de história da ACA, no Amazonas e na Amazônia Ocidental, área de abrangência da ZFM (Zona Franca de Manaus). “A ACA é considerada a Mãe de todas as Associações, reuniu e reúne durante este longo e vitorioso período de história, os principais nomes do empresariado local. É uma Associação voltada ao desenvolvimento do comércio, da economia, das pessoas que aqui moram e do Estado como um todo. Tenho orgulho de fazer parte desta história”, destacou.
E, ao final da noite de festa, será dada a posse da nova Diretoria da Entidade, para o Biênio 2016-2018 e da Diretoria Plena para Triênio 2016-2019. Quem assumirá o cargo é o comerciante Ataliba Antônio Filho, que nos últimos anos ocupava a 1ª vice-presidência da ACA. “Para mim é um grande orgulho fazer parte desta Entidade que aprendi a respeitar e amar com o meu pai. A gestão que pretendemos seguir continuará sendo baseada no diálogo e no apoio aos interesses dos comerciantes e voltada ainda para o bem comum do nosso Amazonas”, antecipou.

ACA – Entidade centenária

Criada pelo comerciante José Coelho de Miranda Leão em 18 de junho de 1871, a Associação Comercial do Amazonas teve como principal objetivo desde a sua fundação defender os interesses da classe comercial. Reconhecida como órgão de utilidade pública pelos governos municipal, estadual e federal, a ACA atualmente conta com cerca de duzentos e vinte associados que são empresários preocupados com o desenvolvimento da classe e da expansão do comércio. Já passaram pela ACA personalidades como Emílio Moreira, Miranda Leão e Guilherme Moreira que são reconhecidos na atualidade por darem nome a algumas das principais ruas do centro de Manaus. José Coelho de Miranda Leão, João José de Freitas Guimarães e Guilherme Moreira foram os presidentes de 1871 a 1880 iniciando a longa e fulgurante caminhada de sucesso e de realizações desta augusta Instituição.

O QUÊ? Sessão Comemorativa aos 145 anos da ACA
3 Entrega da Medalha do Mérito Empresarial J.G. Araújo
3 Lançamento do Selo Postal Comemorativo: 145 anos da ACA
3 Posse festiva da nova Diretoria da Entidade
ONDE? Auditório da Fieam – av. Joaquim Nabuco, 1919 – Centro
QUANDO? Sexta-feira (17) a partir das 19h
INFORMAÇÕES: Assessoria de Comunicação da ACA (92) 2129-2052 / 3663-1829 / 99141-9366 /

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar