Pesquisar
Close this search box.

“A política, os políticos e o povo”

https://www.jcam.com.br/1409_bB1.png

Em tempos de agitação política no país, nada mais oportuno que o novo livro do escritor amazonense Gaitano Antonaccio, ‘A política, os políticos e o povo’ (Editora Gaya, 2ª edição, 2017. 200p.). 147º da profícua carreira do contador, administrador e advogado que será lançado neste sábado (16). De acordo com o autor, trata-se de um livro lançado há 20 anos que continua atual.

“Fiz algumas atualizações com personagens que ainda não apareciam tanto nos noticiários daquela época, como os ex-presidentes Lula e Dilma, mas o restante não mudou muito”, conta Antonaccio, destacando que a obra é um livro de conceitos sobre a política brasileira. “São aulas de filosofia política que indico tanto para leigos, que queiram se aprofundar no assunto quanto para quem quer seguir a carreira política ou mesmo já é político”, frisou.

Além de livros de poesia, filosofia, direito e história, entre outros assuntos já publicados, Antonaccio ainda é conhecido pelas palestras e conferências. Só de artigos para jornal coleciona mais de três mil publicados. “Sou de uma época em que se lia muito os grandes pensadores, então tenho acumulados 60 anos de leitura e pesquisa, principalmente sobre política”, ressaltou Antonaccio.

Temas abordados
A cada um dos títulos que dão nome ao livro, seguem capítulos abordando o assunto sob os mais diversos ângulos. Em ‘A Política’, por exemplo, Antonaccio escreve sobre a política e sua evolução no Brasil, o enriquecimento ilícito na política, a extinção gradual das oposições, entre outros; em ‘Os Políticos’ destacam-se políticos notáveis, porém inelegíveis, políticos que se servem do povo, políticos pregadores da discórdia e um dos novos textos: os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.

No terceiro título, ‘O Povo’, Antonaccio fala sobre o povo no processo político enganoso, a paciência do povo e aquele que talvez seja o grande responsável pela atual situação política do país, o voto sem consciência. “O povo tem colaboração e culpa pelo atual caos político do país, pois parece sentir prazer em recolocar no cargo, políticos comprovadamente ladrões do dinheiro público”, reclamou. “E digo mais, no Brasil, aquela famosa frase de Abraham Lincoln de que ‘a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo’ não funciona”.

No capítulo o voto sem consciência, Antonaccio escreveu, “Até quando haverá falta de esclarecimento e ingenuidade do cidadão? O que justifica o estranho fato dos Tribunais Eleitorais do país não impugnarem candidatos sentenciados e praticantes de atos contra a ética e a moral?”. No capítulo dedicado exclusivamente ao ex-presidente Lula, Antonaccio descreve a melhora econômica sentida no país durante o governo do petista, mas lista um a um os grandes escândalos que começaram a mostrar o outro lado do grupo que queria se perpetuar no poder. “Com o PT a política se tornou uma religião de fanáticos para muitos. Você vê petistas fanáticos como nunca se havia visto antes no país em torno de uma sigla partidária, nem mesmo com o PTB de Getúlio Vargas”, lembrou. O último parágrafo de ‘A política, os políticos e o povo’, Antonaccio acena com uma utopia. “Mas esse mau costume será banido em breve do processo eleitoral e a consciência humana tornar-se-á mais comprometida com a verdade e dignidade, tornando o indivíduo mais preparado para encontrar o melhor caminho para o seu direito de cidadania, votando, realmente, nos melhores candidatos”. É esperar para ver.

Trecho do livro
“Por tudo isso, não se diga que o povo brasileiro não sabe votar. Mas pode-se afirmar que ele escolhe mal os seus representantes, tomado pelas emoções, ou levado por um equívoco perverso, grotesco e histórico pela falta de conhecimento e consciência, incidindo e reincidindo em erros, mas sem medo de equívoco, podemos assegurar que, ainda nos primeiros decênios do século 21, o povo brasileiro dará ao mundo verdadeiras lições de amadurecimento político, ao testemunhar a prisão de tantos representantes desonestos, além dos denunciados, processados e em vias de serem julgados”.

O QUE?Lançamento do livro ‘A política, os políticos e o povo’, de Gaitano Antonaccio

QUANDO?Sábado (16), a partir das 11h

ONDE?Espaço Cultural Francisco Antonaccio -rua Monsenhor Coutinho, 527 – próximo à praça do Congresso

INFORMAÇÕES?3234-3909 e 9 9981-1848

Prefácio por Bernardo Cabral
“Se por um lado, no estudo da política pode-se partir de conceitos e parâmetros para a formulação de teorias e mesmo axiomas, quando se trata dos políticos e do povo as variáveis são totalmente imprevisíveis e diversificadas. A visão que se possui dos nossos políticos, nem sempre lisonjeira, não pode ser deslocada do povo, fonte primeira e natural de onde provém os parlamentares que representam um corte fidedigno da sociedade. Se me fosse dado resumir a beleza e a complexidade da obra que tenho a honra de prefaciar, escolheria a Ética como síntese das preocupações do Autor, espécie de ideia de força que transmite aos seus leitores”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar