A importância do gesto do PSD

No último domingo (14), o presidente nacional do Partido Social Democrático, Gilberto Kassab, acompanhado de alguns parlamentares de outros Estados, desembarcou em Manaus e participou de um café da manhã com o governador Omar Aziz e vários outros políticos do Estado. O objetivo declarado era o de manifestar o apoio da legenda à Proposta de Emenda Constitucional que prorroga os incentivos fiscais concedidos às empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus por mais 50 anos.
O gesto se reveste de importância por causa do momento que vive a Zona Franca. A polêmica em torno das mudanças na distribuição dos royalties do petróleo colocou na tela todas as excepcionalidades tributárias do país. Estados como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, que se viram vilipendiados em seus direitos, olharão com péssimos olhos para a manutenção dos privilégios do Amazonas.
Assim como os royalties são essenciais para aquelas duas unidades da Federação, a Zona Franca é caso de vida ou morte para o Amazonas. Defendê-la é condição primária para qualquer cidadão que queira ascender a algum cargo parlamentar ou executivo no Estado.
Nossa bancada, diminuta, precisa deste tipo de apoio. O PSD, se vier mesmo a fechar questão em torno da PEC, reforça sobremaneira nossa articulação. É dificílimo convencer gigantes como o PMDB, o PT e o PSDB a adotar o mesmo posicionamento. Para que se tenha uma ideia, o único partido que votou em peso a favor da ZFM quando da última prorrogação, garantida em 2003, foi o PC do B, que não chega a ser uma das maiores forças do Congresso.
Não por acaso, o prefeito Arthur Virgílio Neto, sentindo o cheiro de pólvora que sai da bancada paulista de sua legenda, ameaçou abandonar o barco tucano.
O governador Omar Aziz sem dúvida cumpriu o seu papel, como vice-presidente nacional da legenda, de trazer o PSD para o nosso lado da luta. Espera-se de nossos senadores, deputados e dirigentes partidários que sigam este exemplo e se esforcem para conquistar o máximo de apoio.
O Amazonas agradece.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email