Pesquisar
Close this search box.

A antecipação da eleição de 2022

Pouca gente entendeu o imbróglio registrado na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, instalada no Senado Federal, na última terça-feira (29). A briga intensa entre o senador Omar Aziz (PSD) e o deputado estadual Fausto Souza (MDB), com acusações de parte a parte, ainda não terminou. Amanhã o colegiado vota se aceita ou não o pedido de quebra de sigilo telefônico, telemático, fiscal e bancário do parlamentar estadual e de sua genitora, a conselheira Yara Lins dos Santos, do Tribunal de Contas do Estado. O pano de fundo de todo barulho é a eleição de 2022. Os dois personagens da briga registrada em Brasília estão em polos opostos na disputa que se avizinha. E os dois queriam usar o outro como trampolim para interesses eleitorais. O senador quer a reeleição e o deputado quer subir um degrau e conseguir uma vaga na Câmara dos Deputados. Na prática, as acusações chamuscaram a ambos, mas é apenas uma mostra do que pode acontecer no ano que vem, quando a disputa promete ser das mais renhidas.

NOVA CPI?

Seis deputados estaduais já assinaram a proposta de criação de uma CPI da Pandemia também na Assembleia Legislativa do Amazonas, inclusive o presidente Roberto Cidade (PV). Faltam duas assinaturas para que ela seja instalada, o que significaria na prática um prolongamento da CPI da Saúde, realizada no ano passado.

GESTÃO VIRTUAL

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas promoverá solenidade comemorativa de um ano de gestão do desembargador Domingos Chalub e 130 Anos de Criação da própria corte às 10h da próxima quinta-feira (8). Será a primeira vez que um presidente faz uma administração totalmente virtual, em função da pandemia.

CRÉDITO

O governador Wilson Lima (PSC) apresenta, hoje, o balanço das operações de Crédito Emergencial concedidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas, no primeiro semestre deste ano. Ele Lima também anunciará o novo período de prorrogação dessa linha de crédito.

CONSUMO DE GÁS

No Amazonas, o consumo de gás natural pelo segmento veicular registrou, no mês de maio passado, o melhor desempenho mensal dos últimos cinco anos. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas, concessionária de serviço público de distribuição e comercialização de gás natural no estado. O segmento vem mantendo, desde o início do ano, o ritmo de crescimento. Em maio, a média de volume demandado de Gás Natural Veicular foi de 15,6 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) – aumento de 6% em relação ao mês anterior.

DOAÇÃO DE SANGUE

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas orienta os recém-vacinados contra a Covid-19 a esperar o período entre dois a sete dias para doarem sangue. A orientação está baseada na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O documento especifica que as pessoas que recebem a vacina Coronavac podem doar sangue 48 horas após a dose da vacina. Já quem recebeu o imunizante AstraZeneca, Pfizer ou Janssen precisa esperar sete dias para realizar a doação. A regra vale tanto para a primeira quanto para a segunda dose.

SUSPENSÃO

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas Ari Moutinho Júnior suspendeu, cautelarmente, o pregão eletrônico nº 85/2021 da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação. A decisão levou em conta possíveis irregularidades contidas no edital do pregão, quem tem como objetivo a aquisição de soluções de softwares e aparelhos tecnológicos que devem atender as necessidades da Semef.

DROGA

drogas
Foto: Erlon Rodrigues / PC-AM

As ações integradas das forças de Segurança Pública do Amazonas apreenderam mais de 17 toneladas de entorpecentes, de janeiro a maio de 2021. O número é 382,8% maior do que o total de drogas apreendidas no mesmo período no ano passado, quando as operações de combate ao tráfico resultaram em, aproximadamente, três toneladas tiradas das mãos de criminosos.

CONTRATAÇÃO

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2021, da Prefeitura de Manaus, para a contratação temporária de 18 profissionais da área de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Saúde. O edital está disponível para consulta no Diário Oficial do Município do dia 30 de junho. Até o dia 7 de julho, os interessados em concorrer a uma das vagas podem acessar a ficha de inscrição on-line, pelo link https://pssemsa.manaus.am.gov.br, preencher os dados e anexar a documentação solicitada. Não haverá taxa de inscrição.

FRASES

impeachment

“A CPI da Saúde deu muitos frutos. Precisamos continuar.” Roberto Cidade (PV), presidente da Assembleia Legislativa, ao anunciar a assinatura do pedido de instalação da CPI da Pandemia

“O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes estão indo na direção contrária do que prometeram em campanha.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, sobre a proposta de reforma tributária 

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar