Pesquisar
Close this search box.

Andorra, histórico menor País do Mundo

Compartilhe:​

O Principado de Andorra (Principat d’Andorra) é um país do sudoeste da Europa, localizado na cordilheira dos Pirineus, encravado em meio à fronteira de Espanha e França. Sua área é de apenas 468 km², o equivalente a um município médio brasileiro, e sua população é de cerca de 84 mil habitantes.

País de vales estreitos e paisagens montanhosas, Andorra tem como capital a cidade de Andorra la Vella. A língua oficial é o catalão. E a maioria dos seus nacionais professa o cristianismo católico. Os andorranos são minoria em seu próprio país, pois compõem apenas 43% do total da população, sendo o restante de espanhóis, franceses e portugueses.

A moeda local é o Euro, e a economia do principado gira em torno do turismo, seja recreativo ou de compras, devido às isenções de impostos em seu território, o que atrai consumidores da França e Espanha.

Apesar de longa independência, conquistada em 1278, a constituição local foi adotada apenas em 1993. O país é na verdade resquício de antigos domínios medievais, sendo que formalmente, seus chefes de estado são dois, os chamados “co-príncipes”: o rei da França (hoje presidente da França) e o bispo de Seu d’Urgel, cidade espanhola da região da Catalunha.

Andorra é o último sobrevivente da Marca Hispanica, série de estados-tampão criados por Carlos Magno para conter o avanço muçulmano pela Europa cristã. De acordo com a tradição, o monarca teria concedido uma carta ao povo de Andorra como recompensa pela sua luta contra os mouros.

Por volta de 800, Carlos, o Calvo, fez do Conde de Urgel o suserano (senhor feidal) de Andorra. Mais tarde um de seus descendentes doaria as terras para a diocese de Urgel, ficando a cargo do bispo da cidade o controle do principado.

No século XI, temendo uma invasão pelos vizinhos, o bispo colocou-se sob a proteção do Senhor de Caboet, nobre espanhol. Mais tarde, o conde de Foix, um nobre francês, tornou-se herdeiro da linhagem Caboet por meio do casamento, e assim surgiu uma disputa entre o conde francês e o bispo espanhol sobre Andorra.

O conflito é resolvido em 1278 por meio de uma paréage (tratado feudal de compartilhamento de soberania) e a soberania de Andorra é dividida entre o conde de Foix e o bispo de Urgel.

O relativo isolamento de Andorra permitiu ao principado seguir de certo modo alheio em meio à história europeia, com poucos laços diplomáticos além dos mantidos com França e Espanha. A próspera indústria turística local e a evolução nos transportes e comunicações estão gradativamente levantando o país do seu tradicional isolamento.

FESTURIS LANÇADO

A 35ª edição do grande evento de negócios turísticos das Américas – Festuris – foi lançada nesta terça-feira, dia 15, em Porto Alegre. O encontro com imprensa, autoridades e Embaixadores Festuris uniu o turismo e a cultura, no Hotel Laghetto Viverone. Um dos símbolos da identidade gaúcha, a erva-mate, recentemente reconhecida como o primeiro patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do Sul, foi a anfitriã na recepção dos convidados. Os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello apresentaram as novidades da 35ª edição do evento que acontece de 9 a 12 de novembro, no Serra Park.

PROCOLOMBIA

Andrés Diaz, diretor executivo da Procolombia, estará em Manaus na próxima semana para conversar com o trade turístico amazonense sobre as oportunidades de negócios que aquele País vizinho tem a oferecer aos brasileiros. Este encontro vai mostrar que os caminhos colombianos estão abertos para o fechamento de grandes negócios com os brasileiros em todos os setores da economia. Ele vai se reunir com o trade turístico no píer do Uiara Amazon River, às 17hs30 de terça-feira, dia 22. Interessados devem confirmar presença pelo link https://bit.ly/EventoProcolombiaManaus

CALÇADA DA FAMA

Calçada da Fama de Gramado, onde é estendido o famoso Tapete Vermelho durante o Festival de Cinema, continua colecionando estrelas. Já foram eternizados nos últimos dias as mãos e assinaturas de Isis Valverde, Caio Blat, Vera Holtz e Matheus Nachtergaele. A atriz Léa Garcia seria eternizada na noite de terça-feira, dia 15, mas infelizmente acabou falecendo após um infarto. Agora, mais duas estrelas da TV e do Cinema nacional estão em Gramado e serão eternizadas na Serra Gaúcha: o ator Reynaldo Gianecchini e a atriz Grazi Massafera. E outros famosos estão a caminho.

NATAL LUZ

05_11_2022_37Natal Luz de Gramado – Tannenbaumfest – Festa dos Pinheirinhos. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Um dos mais tradicionais eventos do Natal Luz de Gramado (RS), o Tannenbaumfest, está com inscrições abertas. A Festa dos Pinheirinhos é onde a comunidade, comerciantes e empresas locais decoram as árvores localizadas ao longo da Avenida Borges de Medeiros. O edital do concurso já está disponível na aba de licitações no site da Gramadotur, Autarquia Municipal que realiza o evento. O prazo de inscrição vai até às 17 horas do dia 11 de outubro de 2023. O Concurso do Tannenbaumfest premiará a melhor decoração de pinheiros de Natal do 38º Natal Luz de Gramado.

NOVO CHEF

O Vale das Águas Fazenda Resort, situado em Águas de Santa Bárbara, estância hidromineral a cerca de 300 quilômetros de São Paulo, segue focado em oferecer uma verdadeira experiência gastronômica aos seus hóspedes. E para completar o time de Alimentos e Bebidas, anuncia seu novo chef de Cozinha: Wellington Carvalho. Formado em Gastronomia na Universidade Cruzeiro do Sul, Carvalho é especialista na área de Confeitaria e Cozinha Italiana, e iniciou na hotelaria desde 2004. Agora, chega ao Vale das Águas para desenvolver a cozinha contemporânea, focando no serviço a la carte.

INVASÃO DA ARGENTINA

Com recordes muito bons no ano de 2023, as chegadas de turistas do Brasil à Argentina mostraram os níveis que costumavam ter em tempos de total normalidade e nos primeiros sete meses já chegaram mais de 750 mil viajantes, que usufruem dos benefícios turísticos do país, a gastronomia requintada e a confiança gerada por um território simpático e conhecido. Antes do mês de julho de 2023, foi registrado um recorde histórico com 150 mil desembarques de brasileiros (+1% em relação ao mesmo período de 2019), segundo relatório do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar