15 de setembro de 2024

Pretensão salarial no currículo?

A pretensão salarial pode dizer muita coisa: um executivo que não teve uma carreira tão brilhante, mas estipula um valor acima da média de mercado, nos mostra um temperamento vaidoso, muito voltado para seu ego. Há aquelas pessoas que se subestimam, colocando uma pretensão abaixo do que seu currículo e experiência expressam. Mas também não há problema em colocar determinado valor e salientar que está aberto a negociações, porque isso indica flexibilidade.

Semana passada falei em um vídeo sobre como responder sobre a pretensão salarial na entrevista de emprego (veja em nossas mídias sociais @paulapedrosaheadhunter). Mas, e quando já pedem minha pretensão no momento do envio do currículo? Antes mesmo de eu ter a chance de eu me mostrar como profissional?

Colocar essa informação no currículo é certo ou errado?

Essa é uma das informações mais polêmicas do currículo. Algumas pessoas acham que esse assunto deveria ser tratado só na entrevista, jamais colocada no currículo, uma vez que, para as empresas é bom, porque é uma oportunidade de fazer a triagem pelo valor do salário que se pode pagar, mas para o profissional não se vê muita vantagem, já que um salário um pouco acima do que a empresa quer pagar já pode ser motivo para a desclassificação do currículo. Colocar um salário muito abaixo da média de mercado também pode indicar que o profissional não se valoriza ou que não apresenta as competências necessárias. 

Outros afirmam que a pretensão salarial é importante, pois dá uma margem de expectativa de quanto o profissional quer ganhar. Facilita e agiliza o processo, devido a alta demanda de profissionais em busca de uma recolocação profissional. Também se considera que os cifrões no currículo podem ter seu ponto negativo: Aquele que for ousado ou colocar uma pretensão alta para depois negociar ficará prejudicado pois é requerido rapidez nos processos, sobrando pouco tempo para a negociação com o candidato. E quando o currículo é direcionado para agências, cooperativas, consultorias, a informação é muito relevante.

E no caso dos formulários de currículos dispostos na internet, seja em sites corporativos de empresas ou em sites de recrutamento online? Geralmente, nestes formulários o campo “pretensão salarial” é de preenchimento obrigatório, assim como nome e cargo, uma vez que a pretensão salarial é um dado obrigatório porque é uma das primeiras informações que a empresa quer saber do candidato. O salário é uma das questões que define a contratação de profissionais hoje em dia, essa é a realidade do mercado. Logo que a vaga é aberta, já se tem uma ideia de quanto será a remuneração e a empresa quer justamente encontrar uma pessoa que esteja dentro desse perfil. 

Cuidados

Pretensão salarial baixa demonstra que você não conhece o mercado e não se valoriza, passando a impressão de que não tem as competências necessárias para a vaga.

Pretensões altas podem espantar os recrutadores, mas se você tiver competências adicionais ao perfil da vaga e que podem ajudá-lo na posição em questão, pode lhe tornar ainda mais atrativo para o contratante.

Se você não tiver conhecimento de mercado para colocar uma pretensão salarial dentro da média a determinada função, alguns sites as disponibilizam, portanto pesquise. Não invente ou “ache” que tal valor é apropriado.

Minha orientação é: coloque sua pretensão salarial no currículo apenas se for pedido pelo recrutador ou no anúncio da vaga. Caso contrário, envie seu currículo focando em suas competências e aguarde a ligação e/ou entrevista para falar sobre o assunto. Inclusive, espere o recrutador tocar no assunto para entrar no tema. E quando chegar nessa fase, não esqueça de seguir as dicas do vídeo que citei acima.

Sucesso!!

Fiquem com Deus!

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar