Pesquisar
Close this search box.

Potencialize sua equipe

Em geral, o clima do ambiente de trabalho é um dos principais fatores que afetam a produtividade e a motivação. Por isto é fundamental que a equipe se sinta valorizada e reconhecida.

Despertar o potencial dos colaboradores e manter a equipe engajada é fundamental para conseguir bons resultados. Não é uma tarefa fácil para os líderes executarem, bem como exige muito cuidado e atenção. 

São inúmeros os benefícios de ter uma equipe potencializada, dentre eles: melhora do relacionamento entre empresa e cliente, aumento de vendas e clientes fidelizados, diminuição de reclamações e problemas, valorização da marca por parte de todos, tranquilidade para instalar novos projetos, aumento da energia e disposição, carga horária mais produtiva e tantos outros.

Para contribuir com estes ganhos, relacionei 8 medidas práticas para serem pensadas e implantadas para potencialização da sua equipe:

1 – Dê valor aos colaboradores: mais do que receber um bom salário e ótimos benefícios, o colaborador almeja ser reconhecido pelo que faz. Valorizar é reconhecer seus feitos, abrir espaço para expor suas ideias e opiniões, parabenizá-lo por um bom trabalho, oferecer cursos de capacitação e oportunidades de crescimento.

2 – Forneça feedback: a avaliação e a orientação bem feita e constante por parte da liderança funcionam como uma mentoria para as pessoas repensarem a forma como estão realizando as atividades e gerando relações. Com um feedback objetivo e cauteloso, o colaborador pode concluir as suas tarefas de forma mais assertiva.

3 – Conhecer verdadeiramente sua equipe: é fundamental saber o que sua equipe deseja para o futuro e conhecer suas preferências, seu estilo de personalidade, padrão comportamental, temperamento, qual a melhor metodologia de trabalho, como executam suas tarefas. De acordo com o perfil dos seus colaboradores se torna possível desenhar estratégias mais adequadas. Descubra o que eles precisam. Escute seus anseios, dificuldades e sugestões.

4 – Trabalhe com metas claras e realistas: somente se consegue chegar à linha de chegada quando se sabe qual é o caminho a percorrer. Os colaboradores devem sempre saber o que é esperado deles e quais são seus indicadores mais relevantes. É praticamente impossível para uma liderança conduzir a solução dos problemas para resultados mais relevantes sem que haja primeiro a compreensão do que devem alcançar.

5 – Trabalhe com organização: quando há um trabalho bem estruturado se torna mais simples trabalhar bem. A partir do momento em que todos sabem o que devem fazer, é mais fácil trabalhar um planejamento e uma organização para as melhores ações. Um trabalho desorganizado gera muito desperdiçadores de tempo, aumenta o desconforto de execução, além de favores inúmeros retrabalhos.

6 – Pare de micro gerenciamento: se fez a decisão de contratação correta, então precisa confiar nos membros da equipe para executá-la. Não faz sentido perder tempo e energia na micro gestão. Se não fez a escolha certa, precisa assumir a responsabilidade e corrigi-la. Aposte na liderança situacional e atue em um estilo compatível com a maturidade das pessoas da sua equipe.

7 – Mostre suas emoções: Ninguém quer ser liderado por um robô sem emoções. A construção de vínculos emocionais representa alianças de parceria que contrato formal nenhum será capaz de conquistar. Deixe suas emoções brilharem: sorria, ria e se divirta com sua equipe. Mesmo a tarefa mais rotineira pode ser vista com mais valor quando estamos de bom humor. As emoções também incentivam a resolução de problemas e conflitos fora do convencional. Vale ainda dizer, não imponha medo e estimule sempre a coragem e a autoconfiança.

8 – Incentive o crescimento pessoal: dê livros de sucesso pessoal, encoraje a participarem de eventos de networking, ajude superar as fraquezas, mantenha sessões de brainstorming para inspirar seu time a pensar constantemente em ideias novas.

Estas são algumas das mais diversas possibilidades de construir um time engajado, com pessoas potencializadas e um ambiente de trabalho favorável para melhores relacionamentos e resultados. Certamente, tantas outras ideias surgirão para você que tem o desejo de construir um legado em sua liderança, através da construção de times de sucesso.  

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach

@psi.cintialima

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar