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Liderança e accountability

Mesmo sem tradução específica, o termo accountability tem sido cada vez mais utilizado no ambiente corporativo por tratar-se do comprometimento de todos com os bons resultados, a transparência dos atos, a responsabilização e o protagonismo na execução das tarefas.

Neste sentido, tem a responsabilidade, como cumprir obrigações, seguir prazos, atender normas e processos como uma das suas práticas, mas é bem mais abrangente. Se referindo a um conjunto de ações no dia a dia que fundamentam a cultura organizacional, balizando suas políticas e práticas internas.

Para torna-se realidade e não apenas um conceito bonito, o papel do líder é vital para construção e consolidação do accountability, pois em muito exigirá das lideranças capacidade de alinhar o time e criar uma visão compartilhada sobre os objetivos globais da empresa e suas implicações em cada área e cada pessoa.

Além disso, necessitará construir acordos individuais e coletivos com diálogos francos sobre as responsabilidades, expectativas e consequência de atingir ou não os resultados, alinhamento este indispensável à figura de líder.

Necessitará ainda dedicar tempo e atenção para garantir as informações e os recursos necessários às pessoas para entregar resultados. Sendo fundamental também, valorizar o que é importante e criar segurança psicológica.

Sobre este aspecto, será quase impossível estabelecer accountability se as pessoas não se sentirem em um ambiente psicologicamente seguro, pois o medo não favorece a autorresponsabilidade, as pessoas tendem a hesitar em assumir a responsabilidade, ficam presas a normas e regras que podem ser reavaliadas e questionadas com pessoas mais seguras a se expressarem, tendem a entregar apenas o que mandam, não sugerindo ou opinando, dificilmente criticarão um caminho ou decisões equivocadas, irão se manter na defensiva, não confiarão e aumentarão a quantidade de desculpas e vitimização.

É importante que o líder atente para os aspectos da segurança psicológica e da comunicação não violenta como base para implantação de uma cultura accountability e adotem as seguintes estratégias:

• Defina as expectativas de forma clara e realista. Compartilhe qual o trabalho deve ser executado e quais são os resultados esperados, apontando e discutindo as diretrizes para alcançar as metas estabelecidas.

• Alinhe as metas individuais com a estratégia da área e da empresa, fazendo o vínculo das tarefas individuais com os grandes feitos a serem concretizados pelos resultados coletivos.

• Tenha em mente o desenvolvimento e as habilidades necessárias e quais recursos precisam ser disponibilizados na direção de cada desafio proposto.

• Monitore o avanço do processo, preferencialmente com um sistema de avaliação de desempenho para garantir que o planejamento do projeto está sendo seguido.

• Incentive, fornecendo elogios e reconhecimento, além de feedback constante.

No livro “O Princípio de OZ: como usar o accountability para atingir resultados excepcionais” é possível aprofundar nestes princípios e identificar de maneira prática os 4 pilares fundamentais para esta cultura, que resumirei:

1º See it: VEJA – Enxergar e reconhecer o problema. Identificar pontos de melhoria, tanto em relação aos processos como ao alinhamento das operações com a política da empresa.

2º Own it: ASSUMA – Tomar para si as responsabilidades diante das dificuldades e pontos de melhorias encontrados, identificando maneiras eficientes de aprimorar as tarefas e encontrar soluções mais assertivas para os problemas.

3º Solve it: RESOLVA – Momento de encontrar uma solução viável para colocar em prática. Etapa para se definir prioridade com a tomada de iniciativa, persistência para alcançar os objetivos, criar conexões e procurar opiniões diferentes para pensar de outra forma.

4º Do it: FAÇA: Colocar o planejamento em ação. Fase de implementar as mudanças para ver resultados.

Espero ter estimulado você para o aprofundamento deste tema e para isto posso ainda elencar alguns dos objetivos do accountability e com esta lista intensificar o seu desejo de ser uma liderança com práticas reais dentro desta abordagem: Melhorar a gestão de crise; Otimizar a tomada de decisão; Incentivar a proatividade da equipe; tornar a comunicação mais eficiente; Trazer agilidade para a resolução dos problemas; Reconhecer e valorizar o comprometimento dos colaboradores; Estabelecer um ambiente seguro para trocas e desenvolvimento coletivo; Melhoria no desempenho da própria liderança.

A lista se complementa com: Construir formas para alcançar objetivos com maior facilidade; Aumentar incentivo e engajamento dos colaboradores; Incentivar a transparência nos processos; Desenvolvimento de ambiente aberto a falhas e a inovação; Incentivar a coragem de assumir a responsabilidade para si; Abrir espaço para o compartilhamento de ideias; Expandir as visões para solucionar problemas; Buscar novas oportunidades para o negócio.

Não vou esgotar a relação e perceba que a postura de accountability permite que todos os envolvidos se sintam mais seguros para apontar os erros e apresentar propostas criativas para resolver problemas.

Neste caminho, a sua liderança pode dar o exemplo e ser o primeiro a reconhecer as falhas e erros, também suas dúvidas e dificuldades, bem como seus medos e receios como forma de demonstrar que é natural acontecer e que estarão juntos para assumir e resolver.

Esteja também atento a linguagem verbal e não verbal das pessoas para perceber os sinais de medo, desconfiança, insegurança e e receio de se manifestar para o seu o apoio e a fonte de reflexão para as mudanças necessárias que favoreça a abertura e maior confiança.

Garanta ainda que todos, independente de suas personalidades e temperamentos, tenham a oportunidade de se expressar, criando espaço para que as pessoas se sintam livres para opinar, sugerir, apontarem ideias, pois assim é que se estabelece uma cultura accountability.

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach

@psi.cintialima

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