Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o professor Caraíba perguntou para os seus alunos: “Vocês sabem que dia é hoje?”. Em seguida ouviu um sonoro “não”. Até que alguns tentaram responder, mas não sabiam: “Hoje é o dia do amigo!”; “Hoje é o dia do estudante”, “Hoje é o dia dos namorados”, etc.

O professor Caraíba agradeceu a participação de todos e em seguida disse: “Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.”

A palavra “inesgotável” chamou a atenção dos estudantes, e um deles perguntou. “O que significa inesgotável, professor?”. “De forma simples, pode-se dizer que inesgotável significa “aquilo que não acaba nunca”, respondeu o professor Caraíba. “Na minha época de estudante, era assim que pensávamos. Por exemplo, achávamos que a água potável não ia acabar nunca. E hoje, o que temos? Pessoas e povos morrendo por falta de água potável”, completou.

Pela forma como o professor Caraíba se comunicava com os estudantes, eles se sentiam livres para perguntar. “Professor, quem é o grande causador da destruição do Meio Ambiente?”. “Não existe apenas um causador e sim vários”, respondeu. “Mais o principal é o homem, não é professor?”, insistiu o estudante. “E a mulher também!”, protestou outro. Houve um princípio de confusão entre os estudantes sobre o papel do homem e da mulher na sociedade.

Foi quando o professor Caraíba acalmou os ânimos da turma, dizendo: “O Meio Ambiente somos todos nós, homem e mulher. Isto é, o ser humano enquanto ser humano”. “Obrigado professor pela explicação”, disse um estudante. “E para comemorar essa data especial, separei 16 frases sobre o meio ambiente para que lhe traga inspiração e alegria neste dia”.

1. “O meio ambiente não é algo fora de nós, é parte de nós.” (Dalai Lama)

2. “A terra fornece o suficiente para satisfazer as necessidades de cada homem, mas não a ganância de cada homem.” (Mahatma Gandhi)

3. “A natureza não é uma fábrica para produzir recursos para nós, mas sim a nossa casa.” (Gary Snyder)

4. “Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.” (Aristóteles)

5. “A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.” (Arthur Schopenhauer)

6. “Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.” (Sêneca)

7. “Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe.” (Francis Bacon) 

8. “A natureza é a arte de Deus.” (Dante Alighieri)

9. “A natureza é a maior professora, se apenas prestarmos atenção.” (Ralph Waldo Emerson).

10. “A natureza nos uniu em uma imensa família, e devemos viver nossas vidas unidos, ajudando uns aos outros.” (Sêneca) 

11. “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi) 

12. “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.” (Jean-Jacques Rousseau) 

13. “É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” (Victor Hugo)

14. “Justificar tragédias como “vontade divina” tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas.” (Umberto Eco)

15. “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Johann Goethe) 

16. “Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para traz, e sim para à frente.” (Friedrich Nietzsche)

Depois que o professor Caraíba distribuiu uma cópia dessas frases para a turma, um estudante perguntou: “O que é pra fazer, professor?”. “É para responder no caderno as seguintes questões: 1. Escolher uma frase que mais chama a sua atenção; 2. Explicar a sua escolha; 3. Pesquisar sobre o autor da frase que você escolheu; 4. Falar sobre o autor da frase que você escolheu”, orientou.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar