Comece a crescer

Gostaria de compartilhar algumas lições sobre o desenvolvimento progressivo, sobre a oportunidade de evoluirmos dia a dia com pequenas ações ou grandes feitos capazes de nos permitir aumentar em mentalidade, inteligência emocional, ganhos financeiros, realização profissional e tantos outros benefícios para quem decide tomar nas mãos a responsabilidade de seu próprio crescimento.

Todos nós temos espaço para aumentar o nosso potencial e gerar o crescimento pessoal dadas as inúmeras oportunidades que muitas vezes passam em nossa frente e não enxergamos, bate na nossa porta e não ouvimos e até entra na nossa casa e não sentimos.

É possível para todos nós nos tornarmos mais eficientes e com este aprimoramento desfrutarmos de momentos não vividos pelo simples fato de ainda não ter alcançado o tamanho necessário para este desfrute.

É impossível alcançar um novo nível na sua vida sem começar a crescer, sem disposição ao autoconhecimento que leva a potencializar as fortalezas e minimizar as fraquezas, sem coragem para tomar atitudes corretas e expressar a força de suas competências, sem que entre em contato com o seu propósito para impulsionar o máximo de sua potência.

Gosto da frase de Bruce Springsteen que instiga com as palavras “chega uma hora em que é preciso parar de esperar pelo homem que se quer ser, e começar, a ser este homem de fato.” É um verdadeiro impulso na certeza de que se eu ou você, esperarmos um pouco mais para fazermos o que temos que fazer agora, será a chance de nunca realizarmos.

Muitos ficam esperando a tal da motivação para começar seu processo de evolução. Minha primeira lição é: comece sem motivação mesmo. Aquilo que sabe que deve fazer, faça. É hora de agir e não de esperar que a vontade súbita chegue até você para começar a se mover.

Não pense que será fácil. O caminho de grandes realizações é uma escada rolante em que você está na direção de subir e ela está programada para descer. O processo de crescimento é um projeto de longa duração no qual você estará envolvido até os últimos dias de sua vida, mas será com ele que tudo fará mais sentido, e toda sua velocidade e direção serão orientados pela bússola interna de quem não desistiu de ser cada dia um pouco melhor.

Da mesma forma que não esperará a motivação e não acreditará que será fácil. Para crescer precisará encarar a certeza de que o medo vai acompanhá-lo em toda jornada. Medo de não ser capaz, medo de não conseguir, medo de dar errado, medo de ser julgado, medo da crítica, medo de não agradar, medo de trocar o conhecido pelo desconhecido, medo do que os outros vão pensar, medo de ter sucesso tanto quanto o medo do fracasso.

Como tem percebido nas minhas palavras, começar a crescer é sobre começar assumindo hoje a responsabilidade pelo seu desenvolvimento, confiando no trabalho duro e constante de mudar hábitos e aprender novas formas e agir na direção de suas tarefas simples e complexas, confiando em seu caráter para assumir riscos e ter ousadia para nunca parar de crescer.

Pode ser que você tenha que reavaliar se sabe como crescer, sem a dura cobrança de ter que encontrar o caminho certo antes de começar, e não ter vergonha de ser sincero consigo mesmo para pedir ajuda em um melhor senso de direção, e modelar pessoas que fazem com excelência o que você quer fazer.

Dicas práticas: encontre um mentor e pague pelo tempo compartilhado de suas experiências; encontre agenda para ter um cronograma de conversas com pessoas que possam ensinar algo para você; leia livros e assista filmes que tragam mensagem para seu crescimento; invista tempo para reconhecer o seu propósito e desenhe a sua missão para que suas ações tenham significado real; seja um aprendiz constante para que suas habilidades aumentem, suas capacidades expandam e comece a praticar antes de se sentir pronto, pois é na vivência que você cresce e não na intenção.

Para começar a crescer, algumas perguntas precisam ser respondidas por você para que tenha clareza se realmente está pronto para subir de nível ou permanecerá por mais tempo, ou pela vida toda, nesta estatura, dentre elas responda:

  • O que você gostaria de realizar que ainda não consegue porque não sabe exatamente como fazer?
  • Quais talentos e capacidades não tem colocado à prova e continuam escondidos em suas percepções de possuir?
  • De quem poderá receber algum conselho ao longo do caminho e porque não pediu ainda?
  • Você realmente está disposto a pagar o preço por sua evolução ou continuará pensando que não é para você?
  • Quais medos precisa enfrentar para evoluir e subir de nível?
  • Qual preço está disposto a pagar para o seu desenvolvimento (tempo, dinheiro e sacrifícios)?
  • Em quais áreas da vida mais precisa crescer?

Lembre-se de Carl Jung quando fala que sua visão só se tornará clara quando olhar dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta. Tem vivos que continuam dormindo a vida inteira como se nunca tivessem realmente nascido.

Crescer é também uma relação íntima com sua autoestima, pois nenhum fator será mais importante para o seu desenvolvimento pessoal que o juízo de valor que você faz sobre si mesmo. Nada que eu diga ou faça por você será capaz de superar a sua autoimagem, pois se você depositar pouco valor sobre si, não conseguirá mover-se para além deste limite.

Nesse sentindo, as estratégias que cabem envolvem você investigar os motivos pelos quais você não amplia seu amor próprio e busque tratar toda e qualquer ferida emocional que o impeça de ter grande apreço por si. Vale também manter uma conversa interior fortalecedora, palavras que alimentem uma identidade forte, o seu diálogo interno positivo mobilizará forças que você desconhece até então. Experimente.

Igualmente importante é deixar de lado toda e qualquer comparação, pois a rivalidade desnecessária é uma grande injustiça com você e uma tremenda distração para o que realmente precisa fazer para que cresça.

Não significa que não possa reconhecer os feitos dos outros, bem como que desvalorizará as pessoas ao seu redor, mas concentrará sua energia em aprender o que precisa para ser o melhor que pode ser. Sendo você e não mais ninguém, já será a sua melhor marca neste mundo e seu maior legado. Afinal, quem mais pode atingir a sua estatura senão você mesmo? Comece a crescer!

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach

@psi.cintialima

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário