Amizade – Essencial na vida de todos

Na definição geral, temos que Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção etc. Contudo, é fundamental salientar que a Amizade é muito mais do que apenas um sentimento – é uma decisão, uma ação concreta que se pratica. Amigo é aquele que compartilha, que acompanha, que vibra junto e também chora junto com o outro. A Amizade pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, parentes e pessoas com diferentes vínculos. A amizade pode ser oriunda de diversos lugares, como o meio em que as pessoas convivem, por exemplo, o trabalho, o colégio, a faculdade, amigos em comum, mas também pode surgir por acaso.

Etimologicamente a palavra amizade teria vindo do vocábulo latim amicus (“amigo”) que, por sua vez, derivaria do termo amore (“amar”). Contudo, de acordo com alguns especialistas, amigo seria um vocábulo grego composto por a (“sem”) e ego (“eu”), pelo que amigo significaria qualquer coisa como “sem o meu eu”. O Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho. Esta data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste país, onde é uma das celebrações mais festejadas. O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. Febbraro teria escolhido o dia da chegada do homem à Lua para mostrar como juntas, as pessoas eram capazes de superar desafios.

Existem várias datas que celebram a amizade, este elo de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas. São eles: 18 de abril, 20 de julho e 30 de julho. 8 de abril é o Dia Nacional do Amigo. Embora não seja uma data oficial, ou seja, estabelecida por lei, é a data mais popular no Brasil. 20 de julho é o Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A Bíblia Sagrada, a Palavra de DEUS, nos ensina acerca do valor da amizade, como nos seguintes versículos: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Provérbios 17:17); “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.” (1 João 4:12); “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:10). 

Vemos que a amizade é um elo nobre e de imenso valor que une pessoas em torno de algo sublime e importante, que envolve princípios e valores inestimáveis de cumplicidade, parceria, unidade e lealdade. A Amizade precisa ser cultivada e estimulada desde a tenra idade. Hoje em dia muitos esqueceram do valor de ser amigo e de ter amigos de verdade. Contudo não podemos abrir mão de princípios que devem nortear nossas vidas e as nossas condutas, e a amizade é um desses princípios inegociáveis.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário