26 de julho de 2024
Pesquisar
Close this search box.

A saúde do homem

A saúde é um dos bens mais preciosos que o ser-humano pode ter. Com saúde podemos fazer muitas coisas. Todavia, a falta de saúde acarreta muitos problemas e limitações. Contudo, deve-se levar em conta que grande parte de se ter uma vida saudável depende mais de nós mesmos do que de qualquer fator externo. Por isso a ação preventiva mostra-se fundamental neste processo.

É importante que haja a prevenção e com a saúde do homem não é diferente. Já escrevemos sobre as cores temáticas em alusão à conscientização, prevenção e combate a diversas doenças e o mês de novembro não fica de fora. Pelo contrário. Ele simboliza o mês de prevenção a diversas mazelas, especial ao câncer de próstata. É fato notório que existe ainda muitos preconceitos da parte das pessoas em fazer os exames de prevenção, mas isso precisa mudar, pois é muito melhor se antecipar ao problema e garantir uma vida de qualidade.

A Campanha do ‘Novembro Azul’ surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

É fundamental que haja o cuidado com a saúde do homem. A prevenção sempre será o melhor remédio. Cada vez mais é importante a conscientização para que todos possam fazer a sua parte. Sem tabus e com a mentalidade voltada para o entendimento de que para termos saúde precisamos fazer aquilo que está em nossas mãos.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar