Após ser escolhida pelo Ministério do Turismo como a única cidade do Estado de São Paulo entre 65 destinos turísticos brasileiros para servir como indutora do turismo regional pelo Ministério do Turismo, há cerca de 15 dias, a cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, participa hoje, amanhã e depois (18, 19 e 20) do seminário “Descubra o Brasil”, organizado pela Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) nas cidades de Amsterdã (Holanda) e Estocolmo (Suécia). O objetivo é divulgar os atrativos do arquipélago nos dois países europeus e alavancar o crescimento de turistas europeus.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, e o secretário municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini, embarcaram para os dois países no último fim de semana para representar a cidade na Europa. Como representantes do município que tem objetivo estimular, fomentar e alavancar o turismo regional, Manoel Marcos e Ricardo Fazzini convidaram os demais municípios do litoral norte para participar dos seminários.
“Estaremos levando produtos turísticos de nossa região para serem negociados na Europa e temos mais de dez operadoras que já trabalham Ilhabela. O que queremos é reforçar esta ação e expandir novos negócios com a região”, explicou Ricardo Fazzini.
Após Ilhabela ser incluída no Plano Nacional do Turismo como indutora do turismo regional, o secretário salientou que o município está buscando cursos de capacitação profissional. “Isso possibilitará que a mão-de-obra de Ilhabela possa ser utilizada”, completou Fazzini.
No evento deverão participar órgãos oficiais de turismo, Convention & Visitors Bureaux, meios de hospedagem, bureaux de comercialização, centros de convenções, empreendimentos associados ao turismo (jóias, moda, gastronomia e artesanato), operadores de turismo receptivo, promotoras de feiras comerciais e companhias aéreas. Na Holanda o evento será realizado no Crowne Plaza Hotel -Amsterdã City Centre e, na Suécia, no Stockholms Handelskammare.
De acordo com a Embratur, os seminários são realizados desde 2004 em mercados estratégicos, com o objetivo de ampliar o número de operadores que comercializam produtos turísticos brasileiros, diversificar a oferta de destinos e qualificar a informação acerca dos produtos e destinos turísticos brasileiros transmitida para operadores e agentes de viagem.