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Supermercados de Manaus preparam-se para a Páscoa

Os supermercados em Manaus já sinalizam ofertas para os clientes que querem se programar para a Páscoa. Em ano de pandemia, seja em forma de ovos de chocolates ou do tradicional almoço em família, a data é uma oportunidade para fortalecer os laços. A estimativa do setor em todo país é um aumento em torno de 15% esse ano, em comparação com 2020, conforme pesquisa da  Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

O presidente da Amase (Associação Amazonense de Supermercados), Bruno Braga, projeta um crescimento entre 10% a 15%. “As famílias ainda estão se adaptando ao “Novo Normal”. E a celebração é um momento oportuno para essa união. Acreditamos que na semana que antecede a Páscoa a procura será maior e assim as ofertas também”.

Setor está preparado para atender os consumidores da melhor forma
Foto: Divulgação

Diferente de 2020, onde que vários segmentos foram surpreendidos pela pandemia, ele destaca que este ano o setor está preparado para atender os consumidores da melhor forma, mas com todas as regras estabelecidas pela saúde. “Entendemos que será melhor que no ano passado”. 

O  vice-presidente Administrativo e Institucional, Marcio Milan, reitera que no ano passado, todo o setor foi pego de surpresa com a chegada da pandemia e do isolamento social bem próximos da Páscoa. “Esse ano o setor se preparou para as vendas em período mais remoto, e conta ainda com uma força maior do e-commerce que ganhou mais clientes durante a pandemia”, destaca. 

Em Manaus, estão garantidas 8 mil toneladas de chocolates acreditando que a data terá um sabor diferente e as pessoas vão ficar mais sensíveis em adoçar um pouco a vida. “Os tamanhos dos ovos serão menores para que o preço fique convidativo à compra”, adianta o vice-presidente da Amase, Ralph Assayag. 

O produto foi adquirido num valor 7% mais caro que no ano passado. Com base na redução do tamanho dos ovos, deve-se manter o percentual de volume de compra no mesmo preço. 

No Pátio Gourmet, essa tendência já vem sendo sentida, com o aumento da procura por artigos relacionados ao período. O gerente geral do estabelecimento,  Miguel Aguiar, diz que, no ano passado, os casos de coronavírus começaram a ser registrados no mesmo período em que a indústria e o comércio se preparavam para a Páscoa. Com isso, houve muita incerteza, o que impactou diretamente nos resultados. Em 2021, os dois setores já estão trabalhando mais adaptados à nova realidade. No caso do comércio, por exemplo, houve um crescimento expressivo, no último ano, nas vendas online.

Outro fator importante, agora relacionado a Manaus e que propicia boas vendas neste período, segundo ele, é o fato de a cidade vir registrando queda no número de casos de Covid-19, o que permitiu maior flexibilidade no horário de funcionamento dos supermercados. No caso do Pátio Gourmet, ele cita ainda o fato de o cliente encontrar, no local, um ambiente que se preocupa com a segurança sanitária, onde pode fazer as compras com tranquilidade, além de ter as opções de delivery e drive-thru.

Dentre os produtos que ele acredita que terão aumento nas vendas estão os chocolates, bacalhau, azeite, azeitona e vinho. “Todos os itens tradicionais da data devem ter boa saída”, frisou.

Miguel destaca que as três lojas do Pátio Gourmet já estão preparadas desde o início do mês com produtos de Páscoa. “Nosso mix está bastante diversificado. Na área de bebidas, por exemplo, temos opções de vinhos para combinar com todos os diferentes tipos de pratos. O cliente ainda conta com um diferencial no atendimento, pois temos um sommelier exclusivo para orientar os clientes na escolha da bebida mais adequada ao que precisa”, afirmou.  

Novidades

Chocolates –Em relação aos chocolates, além dos produtos importados e nacionais, o Pátio Gourmet aposta em uma linha de ovos e esculturas produzidas artesanalmente pelo chef Lucas Pietro. Os produtos são verdadeiras jóias esculpidas, usando técnicas inovadoras e inspirados em obras de grandes nomes das artes plásticas e pintura e da série de TV Game of Thrones. 

Entre as novidades está o ovo rendado, pintado com manteiga de cacau. Em relação às esculturas, os clientes encontram, por exemplo, um coelho de chocolate maciço e decorado com técnica de pintura, coração de diamante de chocolate rubi, recheado com framboesa, e coração cristal, de nutella. Também está disponível o urso com recheio de churros de moça. A escultura possui uma textura aveludada, como se fossem os pelos do animal. Tem, ainda, cenoura com recheio de brigadeiro e bolo de chocolate e o tronco de árvore com sabor de cumaru e caramelo.

O Pátio Gourmet também tem a opção, para presente, da cuba de porcelana, com seis mini ovos de Páscoa de sabores variados, a barra de chocolate de 500 gramas recheada com doce de leite e ameixa, além de barrinhas com mix de granola, ao leite, meio amargo e crocante. Os ovos de colher também ganharam versões com novos sabores, entre eles, o de pipoca, noz pecã, caramelo e flor de sal, brigadeiro e nutella.

Apostas 

Segundo a Abras, entre os chocolates, queridinhos da data, os itens de menor valor agregado lideram as principais apostas dos varejistas em volume de vendas. Caixa de bombom, 12,9%, seguida de barras, tabletes, entre outros, 11,8%, e Ovos de Páscoa até 200 gramas, 9,4%.

Para o almoço de Páscoa os supermercadistas estão apostando em um maior volume de vendas dos vinhos importados, 13,8%, e cervejas, 12,9%, além do azeite, 13,4%, e pescados (peixes, 13%, e bacalhau, 12,1%).

Em relação aos preços em 2021, os vinhos importados e o bacalhau foram os que sofreram as maiores variações devido ao câmbio, 15,3% e 15,6%, respectivamente.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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