Pesquisar
Close this search box.

Zona Azul ameaçado

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus advertiu a Empresa Tecnologia de Trânsito da Amazônia SPE Ltda., concessionária responsável pelo Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo instalado nas principais áreas comerciais da cidade. A iniciativa se deu após a Ouvidoria do órgão regulador identificar falhas na prestação do referido serviço na área central de Manaus. A postura da empresa de não cumprir com os termos estabelecidos no projeto básico e no contrato de concessão tem levado a Prefeitura de Manaus a avaliar a possibilidade de rescindir o contrato com a concessionária. No dia 29 de março último a empresa foi notificada a prestar informações e promover melhorias no serviço, no entanto, as justificativas apontadas não convenceram a agência reguladora que após nova ação de fiscalização identificou que os problemas relatados pelos motoristas ainda persistem. A empresa não ampliou o número de vagas, tendo sido implantadas somente 2.673 vagas, estando pendente a criação de outras 527 vagas,  ocorrência de registros diários de falhas contínuas no aplicativo, o que tem impedido os motoristas de adquirir créditos, identificar vagas disponíveis ou até mesmo fazer o cadastro inicial para o uso da ferramenta.

SUCESSO

A Suframa completou quatro anos da utilização do Sistema Eletrônico de Informações como plataforma oficial de gestão de processos e documentos. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e cedido gratuitamente aos órgãos e entidades da administração pública, o SEI contribuiu ao longo desse período não apenas para o aprimoramento da eficiência, agilidade e transparência nos processos administrativos da autarquia, mas também para ganhos na área da sustentabilidade, ao reduzir gastos com materiais de consumo, serviços de malote e impressões, entre outros.

DESTAQUE

O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior está com nova composição. Os onze novos membros foram designados pela Portaria Nº 413, de 18 de junho de 2021, do Ministério da Educação. Dentre os novos integrantes, que têm mandato de três anos, está a professora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

POSSE

A sessão solene de posse dos novos magistrados Eunilton Alves Peixoto,  Nilo da Rocha Marinho Neto e Michael Matos de Araujo no cargo de Juiz Substituto de Carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, está marcada para o dia 28  com transmissão ao vivo pelo canal oficial da corte no YouTube.

VIOLÊNCIA

Manaus registrou, até maio deste ano, 3.568 ocorrências envolvendo violência contra idosos. Por dia, a média é de 23 ocorrências criminais contra o público da terceira idade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública. A delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso, ressalta a importância da população fazer denúncias contra qualquer tipo de violência física e psicológica.

REPASSE

milhões
Foto: Diego Peres

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) liberou o pagamento da terceira parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas FTI aos 61 municípios do interior do estado. O valor desse repasse totaliza R$ 36,7 milhões, que devem ser aplicados em ações de custeio e investimento no setor da saúde.

APOIO

A Coca-Cola Brasil informou que vai amadrinhar 58 municípios do interior do Amazonas com o suporte necessário para acelerar a vacinação contra a Covid-19. A estrutura será fundamental para os mutirões “Vacina Amazonas’”, realizados pelo Governo do Estado, em conjunto com Municípios, para agilizar a imunização. 

NO INTERIOR

codam
Foto: Divulgação

O destaque para o interior do estado, dentre os projetos aprovados na 290ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas, ontem, foi para o município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A empresa Rodrigues Indústria e Comércio de Colchões Ltda apresentou o projeto de implantação com o investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões. Os produtos a serem fabricados pela empresa em Rio Preto da Eva são travesseiro, cama articulada e americana, colchão de espuma e colchão de mola.

INCÊNDIOS

Os registros de incêndios urbanos em Manaus sofreram redução de 12%, de janeiro até maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números são do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Nos cinco primeiros meses deste ano, foram atendidas 187 ocorrências de incêndios em geral na capital amazonense, mais de um caso por dia na capital.

FRASES

“Já contribuí com o Amazonas. Agora chegou a vez de contribuir com o Brasil.” Fausto Junior (MDB), deputado estadual que vai depor na CPI da Pandemia

“Tivemos uma boa safra de projetos apresentados nesta pauta (do Codam).” Jório Veiga, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar