25 de junho de 2022

ZFM pode ampliar exportações para vizinhos

“O Chile está entre os principais destinos de exportação dos produtos fabricados no PIM (Pólo Industrial de Manaus).

O Amazonas poderá ampliar as exportações de produtos industrializados aos países vizinhos. O aumento das vendas externas deverá ser impulsionado pelas decisões em favor da Zona Franca de Manaus tomadas durante a 34ª Reunião Ordinária do CMC (Conselho do Mercado Comum), realizada em Montevidéu (Uruguai) em paralelo à Reunião da Cúpula do Mercosul.

Uma das medidas do Conselho do Mercado Comum foi a aprovação da proposta de adicionar os produtos fabricados na ZFM ao Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Chile, firmado em 1996. A decisão permitirá ampliar as oportunidades comerciais entre a Zona Franca de Manaus e aquele país. “O Chile está entre os principais destinos de exportação dos produtos fabricados no PIM (Pólo Industrial de Manaus).

Com essa decisão, passaremos a competir em igualdade de condições com outros países, que já possuem livre acesso àquele mercado, aumentando desta forma a competitividade de nossos produtos”, destacou a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Skrobot Grosso.

O aquecimento da venda de aparelhos celulares para o mercado internacional deverá ser uma das consequências positivas desse acordo. O produto liderou a lista de itens de exportação do PIM nos últimos anos e suas vendas externas decresceram após a transferência de algumas linhas de produção de empresas do parque fabril local para o México.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email