Pesquisar
Close this search box.

Xerpa traz nova forma de acesso ao 13º salário

Xerpa traz nova forma de acesso ao 13º salário

Em tempos de crise econômica gerada pelo novo coronavírus, a tecnologia tenta gerar algum alívio financeiro. Uma delas é a Xerpa, que desenvolveu uma plataforma de serviços financeiros que leva o nome de Xerpay. Nela, além da modalidade do salário sob demanda, a startup lançou um benefício que permite o acesso antecipado ao 13º salário aos trabalhadores.

O saldo disponível é acumulado de acordo com os meses já trabalhados no ano (assim como o salário sob demanda) e representa um alívio no bolso de quem não estava preparado para imprevistos. Quem optar por esse adiantamento não precisa recorrer a empréstimos e pagar juros por isso, apenas uma tarifa única no momento do saque, variável de acordo com o valor solicitado, sem comprometimento de renda futura.

Segundo a Xerpa, a idéia da funcionalidade é que o colaborador possa ter um fôlego financeiro extra, acessando um recurso que já é dele, pelo qual ele já trabalhou, ao invés de se endividar, sem impactar no seu salário e fluxo de renda mensal. Ainda de acordo com a startup, dentre as empresas clientes que aderiram a este serviço de antecipação do 13°, a quantidade de saques dobrou entre os meses de junho e julho, com 70% desse volume sendo referentes a nova funcionalidade.

Hoje, aproximadamente 40 mil profissionais já tiveram acesso ao benefício, que, segundo a startup, não tem custo e nem altera o fluxo de caixa da empresa. Dentre as companhias que já usam a modalidade, estão Rappi, Nivea, Valid, Pitzi, entre outras.

Como usar

Para ter acesso, o colaborador acessa o aplicativo e já na primeira tela verá a função de saque do 13º. Ele terá a visibilidade do valor ao qual tem acesso, da tarifa única aplicada pelo saque, que varia de acordo com o valor, e transfere o valor para sua conta. O desconto acontece na primeira parcela do pagamento regular do 13º, no final do ano.

De acordo com Gustavo Molina, CRO da startup, essa é mais uma iniciativa para evitar que os trabalhadores caiam em dívidas. “Vivemos em um momento no qual muitas emergências acabam surgindo e a maior parte das pessoas não dispõem de reserva financeira. Prova disso foi o crescimento de janeiro a junho de 700% no número de usuários ativos, com uma média de 2 saques por mês por colaborador”, pontua.

Criado em 2019, o Xerpay é uma plataforma de serviços financeiros que permite, entre outras funcionalidades, que o colaborador acesse o dinheiro do seu salário referente aos dias já trabalhados, antes da data de pagamento, e também o 13º, referente aos meses trabalhados no ano. O produto visa dar uma alternativa para que os funcionários não precisem recorrer aos juros de cheque especial, empréstimos ou cartão de crédito. O aplicativo foi feito após a fintech receber uma segunda rodada de aporte no valor de R$53 milhões, em setembro de 2019.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar