Pesquisar
Close this search box.

Wilson sacode o secretariado

Ao declarar, ontem, que nenhum secretário é insubstituível, o governador Wilson Lima (PSC) mandou o recado ao ocupantes dos cargos de primeiros e segundo escalões. Quem não se empenhar ao máximo nos próximos meses vai ser substituído. A cúpula do Estado detectou certa acomodação e falta de foco na reeleição. As mudanças anunciadas esta semana foram uma sinalização clara no sentido de que o chefe quer trabalho. Tem crescido no seu conceito auxiliares que se mostram proativos e rendem retorno político ao Governo. É o caso da deputada licenciada Alessandra Campelo, que apesar de ser de um partido adversário, o MDB, assumiu com vigor a Secretaria de Assistência Social e não passa um dia qualquer sem desenvolver uma atividade que beneficie diretamente grupos da sociedade, especialmente no interior do Estado. Ela tem sido usada como exemplo para “acordar” outros gestores, principalmente os que ocupam pastas estratégicas. A tensão tende a aumentar à medida em que se aproxima o ano eleitoral e Lima quer chegar em 2022 com a máquina azeitada.

BOATO

Ontem circulou um boato segundo o qual o comandante da Polícia Militar, coronel PM Ayrton Norte, estaria demissionário. Ele realmente passa por problemas pessoais e chegou a cogitar afastar-se para cuidar da família, mas ontem foi a Brasília na companhia do governador e nada indica que pretenda o cargo. Ele continua prestigiado, segundo fontes do Governo.

NA BERLINDA

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), começa a enfrentar problemas sérios, que podem ameaçar até o seu mandato. O Ministério Público do Estado recomendou que ele instalasse um ponto eletrônico, suspeitando da existência de funcionários fantasmas. Esta semana foi a vez do Comitê de Combate à Corrupção denunciá-lo por superfaturar a compra de café e açúcar. E não param de surgir novos dados que mostram uma gestão perdulária e nada transparente.

DESTAQUE

O uso de tecnologias em Cuidados Paliativos é o tema do artigo publicado em edição da revista científica “The Research, Society and Development Journal”, pela enfermeira Maressa Lisboa, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde. Conseguiu destaque internacional.

FISCALIZAÇÃO

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas estão vistoriando as atividades realizadas pela Mineração Taboca, na Vila de Pitinga, povoado situado a 307 quilômetros de Manaus, no município de Presidente Figueiredo. A fiscalização começou na segunda-feira (02) e vai até sábado (07).

OBJETIVO

O objetivo da visita é verificar as condições das estações de tratamento hidrossanitárias, observar o padrão de lançamento de efluentes (resíduos lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases) e analisar a viabilidade de outorga de captação superficial e subterrânea de recursos hídricos. A comitiva técnica também irá visitar algumas das barragens instaladas na região.

DOADORES

Criado para incentivar a doação de sangue entre policiais, o projeto PM Sangue Bom conseguiu triplicar o número de doações realizadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, no ano passado. Em 12 meses, foram coletadas 305 bolsas de sangue entre membros da corporação. Com isso, a Polícia Militar do Amazonas saltou da oitava para a terceira posição no ranking das instituições que mais colaboraram com o banco de sangue do estado.

PREGÃO

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Serviços Compartilhados, lançou o edital CC n° 008/2021, que visa contratar empresa especializada em serviços técnicos de engenharia para elaboração de projetos básicos e executivos de edificações com infraestrutura no âmbito da Região Metropolitana de Manaus. O certame, na modalidade Concorrência, está previsto para ocorrer no dia 24 de agosto, às 8h30, horário de Manaus.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Como parte das ações para fortalecer o empreendedorismo no Estado do Amazonas, o deputado Adjuto Afonso (PDT), conseguiu aprovação de um Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes para a desburocratização de empresas de atividades econômicas de baixo risco do Amazonas. O parlamentar vem incentivando através de Projetos de Lei e Indicativos ao Executivo o retorno da economia em segmentos estratégicos do Estado.

FRASES

vacinação

“Qualquer secretário é passível de substituição.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

“O Judiciário tem sido muito atacado ultimamente em suas garantias e direitos.” Luiz Marcio Albuquerque, presidente reeleito da Associação dos Magistrados do Amazonas

Foto/Destaque: Diego Peres/Secom

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar