15 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Wilson Lima viabiliza o primeiro SISBI-POA do Amazonas e abre o mercado brasileiro ao produto regional

Circulou nas mídias sociais a imagem do governador do Estado, Wilson Lima, juntamente com o empresário Chikó mostrando o certificado do SISB-POA da empresa (beneficiamento do pirarucu seco e salgado). Isso tem um valor extraordinário de alcance comercial que poucos conhecem. O produto regional ganha o mercado nacional. Este é o primeiro do Amazonas, o SISBI-POA 001, mesmo tendo esse instrumento federal com mais de 15 anos de existência. Se não fosse o governador Wilson Lima fazer essa adesão federal em razão de ter ouvido o Petrucio (Sepror), Alexandre (Adaf), Guilherme (SFA), os insistentes pedidos da Faea, presidida pelo amigo Muni Lourenço, assim como os vários documentos/pleitos entregues formalmente aos ex-governadores (quando eram candidatos) assinados por Faea, Fetagri e OCB jamais teríamos chegado a este estágio.

Em síntese, ter o SISBI-POA significa poder comercializar o produto, legalmente, em todo o território nacional. Quer melhor?

É mais um compromisso de campanha assumido e cumprido por Wilson Lima, nessa relação já tem o Garantia, ZARC e agora o SISBI-POA (tem outros). É disparadamente quem mais tem trazido ações inéditas ao Amazonas em apenas três anos de governo. Esse SISBI já tem mais de 15 anos, mas os ex-governadores não ouviam o setor primário, só o Polo Industrial.

Sei que tenho participação nessas conquistas por ter participado do plano de governo, assim como também tenho consciência de pautas que continuam como nas gestões passadas, nos governos passados, ainda sem ajustes, como os instrumentos de comercialização da ADS, ajuste no Pnae/Seduc e evitar que políticos (vereadores, deputados e lideranças municipais) usem o Idam politicamente, pressionando a “Compensa” em constantes mudanças nas unidades locais. Por falar em Idam, os servidores do Sistema aguardam, incluindo a Adaf, com muita ansiedade, o reajuste salarial. Contudo, Wilson ainda tem quase 8 meses de mandato, e apenas 3 anos de governo, tempo suficiente para fazer esses ajustes.

Os erros que citei acima já vem de décadas, e precisam ser corrigidos.

Já temos o Garantia Safra, ZARC e agora o SISBI-POA. São instrumentos federais que só o governador Wilson Lima pautou e trouxe ao Amazonas. Parabéns ao governador, toda equipe da Sepror e parceiros federais. E também a Faea, Fetagri e OCB que sempre levantaram essa bandeira.

O que é o SISBI-POA?

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal, os municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo  Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e publicados na Instrução Normativa n° 17/2020, sendo necessário:

22.03.2022

Thomaz Antonio Perez da Silva Meirelles, servidor público federal aposentado, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: [email protected] 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email