21 de abril de 2021

Wilson Lima sancionou duas leis de “SAN”. Parabéns!

“SAN” significa Segurança Alimentar e Nutricional. O atual governo, segundo o IBGE, assumiu a “Compensa”, em janeiro do ano passado, com 71% dos domicílios amazonenses com algum grau de Insegurança alimentar e nutricional. Os dados do IBGE são de 2018. Para reverter esse quadro, em menos de um mês, o governador sancionou duas leis voltadas, exclusivamente, para proteger metade da população do Amazonas que está na pobreza, ou seja, com dificuldade para se alimentar diariamente. Sancionou a Lei 5.297/2020 que criou o Programa Estadual de Redução de Desperdício de Alimentos que está crescendo a cada semana. Só em novembro foram nove toneladas coletadas.

Mais recentemente, sancionou a Lei 5.317, de 18/11, que criou a Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas. Quem come todo dia jamais vai imaginar o que representa essas duas leis, os seus efeitos na população carente. Essas duas conquistas já vêm sendo tentadas há quase duas décadas, mas somente a sensibilidade do atual governador foi capaz de enxergar, pautar e tornar realidade essa conquista que é para quem não tem o que comer diariamente. Muito Obrigado governador Wilson Lima!

Enquanto alguns ficam insistindo, afirmando que a bioeconomia vai colocar comida na mesa de quem passa fome no Amazonas no dia de amanhã, o que é uma grande enganação, pois já temos uma bioeconomia disponível há mais de 100 anos e nada fizemos em prol dos desprotegidos do interior e da capital, o atual governo estadual toma atitudes concretas para colocar alimento na mesa de quem verdadeiramente precisa.

Parabéns ao CONSEA!

Como já disse acima, essas conquistas já vêm sendo tentadas há bastante tempo, e o fórum que conduzia tudo isso era o nosso CONSEA (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), hoje presidido pelo amigo Rui Félix. Tem muita gente que ajudou nesse caminho, mas mesmo correndo o risco de cometer equívoco, vou agradecer essa grande conquista usando o nome de duas pessoas que, no meu ponto de vista, representam muito bem essa vitória de quem está em insegurança alimentar e nutricional.

Estou falando da Irmã Alzira e da Professora Arlete Anchieta. Exemplos de respeito e amor ao próximo. Exemplos de dedicação aos menos protegidos. Exemplos de que não tem sábado, domingo ou feriado para participar de uma ação que vá beneficiar pessoas carentes. Exemplos de humildade. Exemplos de pessoas que sabem ouvir, dialogar, respeitar e extremamente verdadeiras. Exemplos de coração aberto. Com elas não existe duplo sentido, apenas um sentido, uma direção, ajudar as pessoas. Teve um dia nessa caminhada que nunca esqueço, foi quando saímos do auditório da UEA/Djalma Batista altas horas da madrugada em umas das Conferências Estaduais. Através delas parabenizo todos os ex-presidentes do CONSEA (Nazaré, Rogério, Marc, Pedro Neto e Rui Félix), e aos conselheiros que participam desse fórum com amor e dedicação, sem outros interesses. A luta continua!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email