Pesquisar
Close this search box.

Wilson Lima inaugura ala hospitalar para atender pacientes indígenas em Atalaia do Norte

Wilson Lima inaugura ala hospitalar para atender pacientes indígenas em Atalaia do Norte

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (18/06), a primeira ala hospitalar da região do Alto Solimões voltada ao atendimento de pacientes indígenas com o novo coronavírus (Covid-19). A estrutura foi instalada no Hospital São Sebastião, no município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus), e é fruto de articulação entre o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com o apoio do município.

Ao todo, são 20 leitos clínicos exclusivos para indígenas da Terra Indígena do Vale do Javari e três Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs). Dos 20 leitos clínicos, 10 foram montados no espaço Maloca, adaptado para contemplar as tradições indígenas. O espaço possui armadores de redes e poderá receber a visita de pajés – líderes espirituais de povos indígenas – para a realização de rituais.

Durante a inauguração, Wilson Lima ressaltou que a ala indígena vai suprir a necessidade de atendimento diferenciado às populações indígenas de Atalaia do Norte. “Nós temos uma preocupação muito grande com o avanço do coronavírus no interior do estado do Amazonas, sobretudo com os pacientes em condições de vulnerabilidade, e nessa situação, estão os indígenas. O município de Atalaia do Norte e toda essa região aqui do Vale do Javari reúnem uma quantidade significativa de indígenas, numa área em que o acesso é muito difícil, a logística é muito complicada. Desde o ano passado, que a gente vem fazendo investimentos aqui para melhorar essa infraestrutura”, afirmou.

De acordo com o governador, o apoio aos povos tradicionais durante a pandemia também envolve a redução dos impactos na área social. “O Governo do Estado tem trabalhado para dar todo esse suporte, todo esse atendimento aos nossos parentes, aos nossos irmãos que estão aqui e que tanto necessitam, não só na área da saúde, mas também na questão social, com o envio de cestas básicas através da Fundação Estadual do Índio”, acrescentou.

Para o secretário especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Robson Santos, a interiorização das ações de combate à Covid-19 é fundamental para as populações aldeadas. “Já fizemos ações de apoio no Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Solimões, que tem sede em Tabatinga, e agora, estamos aqui no Vale do Javari. Nessa ação, trouxemos duas toneladas de equipamentos, materiais, insumos, máscaras e tudo que é necessário para a proteção individual. Essa interiorização não só reduz os efeitos da Covid-19, como também ajuda a curar”, disse.

Entregas

 Desde o início da pandemia, o Governo do Estado também destinou ao município de Atalaia do Norte um total de 15.761 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); 620 testes rápidos para Covid-19; e R$ 618.502,24 do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).

A Susam enviou, ainda, cinco bombas de infusão e três monitores multiparamétricos. Atualmente, a unidade hospitalar do município possui 11 leitos clínicos para tratamento de pacientes com Covid-19.

“Esse fortalecimento, esse acesso, a uma melhor qualidade de saúde no município de Atalaia do Norte vem fortalecendo a assistência e, com isso, o Governo Federal, junto com o Governo do Estado, vem tendo resultados positivos no interior, que é o cuidado precoce dos pacientes antes do agravamento da doença”, destacou a secretária da Susam, Simone Papaiz.

Ação integrada de saúde

 A população do município, em especial indígenas do Vale do Javari, recebem uma ação de saúde integrada, desde o dia 17 de junho, envolvendo os governos federal, estadual e a Prefeitura de Atalaia do Norte.

A ação vai até o dia 20 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e contempla atendimentos médicos especializados em ginecologia e obstetrícia, que acontecem na Unidade Básica de Saúde Dona Joana; endocrinologia e cirurgia geral, na Escola Estadual Pio Veiga; e o atendimento de pacientes com sintomas de Síndrome Gripal e Covid-19, na Escola Estadual Carmosina Baima. Já o atendimento à população indígena acontece na sede da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava).

As comunidades de Pirapitinga, Jaburu, São Raimundo e Campinas também vão contar, nos dias 18 e 19 de junho, com atendimento médico, planejamento familiar, realização de exame preventivo e atualização do cartão vacinal.

Ala indígena em Manaus

No dia 26 de maio, o Governo Federal, em parceria com o Governo do Amazonas, inaugurou uma ala hospitalar destinada a indígenas no Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins, em Manaus. A ala tem 53 leitos, sendo 33 leitos clínicos, 15 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e cinco UCIs, com possibilidade de expansão.

As transferências para o hospital são realizadas por meio da Central de Regulação do Amazonas. Os pacientes que necessitam de remoção são incluídos em uma fila composta apenas por indígenas e são encaminhados com base na avaliação clínica de médicos e enfermeiros da Central.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar