Pesquisar
Close this search box.

Wilson Lima anuncia Anoar Samad como novo secretário estadual de Saúde

O urologista Anoar Abdul Samad será o novo secretário de Estado da Saúde, segundo anunciou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). O médico disse que o seu maior desafio será a pandemia de coronavírus que já matou quase 14 mil pessoas, registrando mais de 400 mil casos em Manaus e no interior do Estado.

Anoal Samad assume o cargo no lugar de Marcellus Campêlo que pediu demissão após a operação da PF (Polícia  Federal) que resultou em prisões e apreensões de  documentos sobre as medidas de combate à crise sanitária na região, além de aplicação de verbas federais e nas ações da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Ele aceitou o convite para fazer parte da nossa equipe para que a gente possa continuar avançando nas estratégias na área da saúde”, disse o governador ao anunciar o novo titular da SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde) durante entrevista coletiva na sede do governo estadual, na zona oeste de Manaus.

O médico tem 57 anos, é casado e pai de dois filhos, acumulando quase 30 anos de experiência na área de saúde, com reconhecimento nacional e internacional pela sua atuação na especialidade de urologia no Amazonas. Durante a entrevista, o médico agradeceu o convite do governador e disse que o combate à pandemia continuará sendo prioridade.

“O grande desafio continua sendo o combate à pandemia de Covid-19. Conheci a equipe hoje e já estamos marcando reuniões para me inteirar de tudo, dos projetos e quais terão prioridade. Eu vou lutar todos os dias para tentar levar uma melhora na saúde do povo amazonense”, afirmou o novo secretário da SES-AM.

O urologista nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. E vive em Manaus desde os 12 anos de idade. Formado pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas), fez residência em urologia e cursou especializações na área na Espanha, Bélgica e Estados Unidos.

Anoar também já foi professor nos cursos de medicina da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e na Ufam, atuando ainda por 16 anos como especialista na FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas). E exerceu também o cargo de diretor de ensino e pesquisa na instituição.

O urologista tem no currículo cirurgias pioneiras na área no Amazonas. Foi ele o primeiro médico a realizar um procedimento de câncer de próstata e outro de troca de bexiga no Estado, tonando-se referência no tratamento de câncer urológico.

 “Agora, ao iniciar um novo desafio profissional, dessa vez à frente de uma pasta importante como a da Saúde, meu principal objetivo é trabalhar para oferecer ainda mais qualidade de vida para a população do Estado usuária do SUS (Sistema Único de Saúde)”, garante o novo secretário da pasta.

Em seu currículo, Anoar Samad tem a realização de cirurgias urológicas pioneiras no Amazonas – Foto: Diego Peres/Secom
Foto/Destaque: Diego Peres/Secom

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar