Pesquisar
Close this search box.

Wilson aposta em Bolsonaro

Não é segredo para ninguém no Governo do Estado que o governador Wilson Lima (PSC) investe numa aliança com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição de 2022, quando tentará a reeleição. O chefe do Executivo Estadual evita a todo custo confronto com o líder nacional, mesmo quando recebe críticas dele próprio ou de algum preposto. Nos últimos dias a aproximação política foi ampliada, principalmente depois que a interlocução com o coronel reformado do Exército, Alfredo Menezes (Patriota), amigo pessoal de Bolsonaro, foi intensificada. Lima tem encontrado no ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), no ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) e no senador Eduardo Braga (MDB) inimigos ferozes, que trabalham contra ele dia e noite. E entende que fechando uma aliança mais forte com o Palácio do Planalto criará o escudo necessário para enfrentar estes adversários. O problema é que Menezes quer ser candidato a senador e o atual ocupante do posto, Omar Aziz (PSD), é aliado do governador. Será difícil administrar este conflito.

CONTAS

A Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas realizará na próxima segunda-feira (28) uma audiência pública virtual para analisar o primeiro Relatório Quadrimestral Detalhado da Saúde do Amazonas de 2021. A prestação de contas terá início às 14h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

PASSANDO A BOLA

O Governo do Estado, representado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais, e o município assinaram o termo de entrega das obras de sistema de Esgotamento Sanitário das fases I e II do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. A assinatura aconteceu na sede da unidade e contou com a participação de uma comissão mista, formada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e pela Concessionária Águas de Manaus.

BUMBÁS

Cumprindo todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, os bois Caprichoso e Garantido realizam neste final de semana a Live Parintins 2021, para manter a tradição do Festival Folclórico do município, incluindo a testagem de todos os integrantes dos bois e equipes de apoio para detecção do coronavírus, distanciamento, uso de máscara, aferição de temperatura e ausência de público nas arquibancadas do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, palco das apresentações.

NA CABEÇA

O Estado do Amazonas foi eleito presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal. A escolha ocorreu durante a reunião presencial do fórum junto ao Comitê Diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, em Brasília. O Fórum de Secretários da Amazônia Legal é um dos espaços mais importantes onde gestores das pastas de meio ambiente da região debatem pautas coletivas e articulam uma atuação em conjunto contra os desafios ambientais da maior floresta tropical úmida do mundo.

COVAC

Em webinar promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, pesquisadores responsáveis pelo estudo Covac Manaus apresentaram informações sobre pesquisa que avalia a efetividade da vacina CoronaVac, para verificar se  terá impacto na prevenção das formas graves da Covid-19. A pesquisa foi realizada em trabalhadores com comorbidades da educação pública e privada, e servidores da Secretaria Pública de Segurança, com atuação em Manaus, com 18 a 49 anos de idade. Até aqui, os resultados são animadores.

HABILITAÇÃO

Nos primeiros cinco meses de 2021, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas realizou 112.251 serviços de habilitação em Manaus. Dos 17 serviços oferecidos aos usuários, os mais procurados no período foram a emissão e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, além da solicitação de primeira habilitação. Os meses com menor procura foram janeiro e fevereiro, justamente o período da segunda onda da Covid-19 no Amazonas.

“NOSSO CENTRO”

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano vai lançar, no próximo semestre, o programa de requalificação de espaços públicos “Calçadas Mais Ativas”, Dentro do projeto “Nosso Centro”, e o primeiro ponto de ação será no centro histórico. Estão previstas ações de melhoria da mobilidade nas calçadas e espaços públicos, com implantação de piso tátil; semáforos sonoros e numéricos para pedestres; e readequação de calçadas para cadeirantes. O “Nosso Centro” integra o programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida (Avante), e tem 38 ações programadas para os próximos quatro anos de gestão.

CONSOLIDADA

Durante a audiência pública de apresentação do balanço financeiro da Fundação Amazonprev, ano base 2020-2021, a empresa Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial (Paraná) avaliou a instituição do Amazonas como a mais consolidada, economicamente, entre os demais regimes previdenciários brasileiros. 

FRASES

“Não apoio manifestações nem de direita nem de esquerda. Acho uma irresponsabilidade neste momento de pandemia.” Alessandra Campelo (MDB), deputada estadual

“A Justiça precisa estar unida no momento em que tentam minar nossa credibilidade” Luiz Márcio Albuquerque, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar