Pesquisar
Close this search box.

Wilson acelera vacinação

O governador Wilson Lima (PSC) viu na vacinação em massa da população maior de 40 anos em Manaus a oportunidade para desviar de vez o foco da violência das facções, ocorrida nos últimos dias. Por isso, determinou que fossem entregues à Prefeitura de Manaus doses suficientes para imunizar esse público no próximo final de semana e pediu ao prefeito David Almeida (Avante) que mobilizasse as esquipes para concretizar essa iniciativa. Não é pouco. Trata-se talvez do maior público-alvo até aqui e geraria uma enorme empolgação na capital, mudando o clima, que até ontem era de apreensão, até por causa da propagação em redes sociais e grupos de conversas de novas ameaças de ataques da facção criminosa que vem aterrorizando a cidade. O efetivo da Força Nacional que chegou à cidade impõe respeito, mas não seria suficiente para conter uma nova onda. Já a vacinação imporia mais respeito ainda e manteria os traficantes quietos. É uma boa aposta.

RECOMENDAÇÃO

A Embaixada dos Estados Unidos determinou que o consulado em Manaus feche as portas e remendou a cidadãos americanos que evitem viajar à cidade por causa da onda de violência promovida por uma facção criminosa no último final de semana. É um péssimo sinal para o turismo local e será um desafio para as autoridades do setor reverter o quadro.

RETIRADA

Está em tramitação na Câmara Federal o Projeto de Lei 1525/19, que cria Zona Franca da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com regime tributário, cambial e administrativo, previstos na mesma legislação que rege a Zona Franca de Manaus. O PL também prevê que as isenções e benefícios sejam mantidos pelo prazo de 25 anos. Diante desta proposta que põe em risco a ZFM, o deputado Zé Ricardo (PT), durante a reunião da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, entrou com requerimento para retirada de pauta do projeto. O pedido foi aprovado pelos demais membros da comissão.

POUCO INTERESSE

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, em parceria com a Escola Superior de Magistratura, realizou ontem o primeiro de dois dias de reuniões com prefeitos e representantes dos Municípios do Amazonas, com o objetivo de discutir ações para o fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes na capital e no interior do Estado. Participaram os gestores e representantes de apenas 31 dos 62 municípios amazonenses

GUARDA ARMADA

armamento
Foto: Ruan Souza / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reuniu-se com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), para apresentar o projeto do armamento da Guarda Municipal e debater com os deputados estaduais Cabo Maciel (PL) e Delegado Péricles (PSL) a respeito das Propostas de Emenda à Constituição, que incluem a guarda municipal no sistema de segurança pública.

GAVETA

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas manteve decisão da 4.ª Vara da Fazenda Pública, que julgou procedente Ação de Adjudicação Compulsória e determinou à Superintendência Estadual de Habitação a adjudicação – ato judicial que promove a transferência da propriedade e da posse de um bem – de imóvel à parte autora do pedido e a respectiva expedição de mandado de averbação a cartório de Registro de Imóveis e Protesto de Letras da Comarca de Manaus. No caso, validou-se o chamado “contrato de gaveta”.

AVANÇO

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, alcançou o percentual de 86% de execução da obra de duplicação da Rodovia Manuel Urbano, a AM-070, que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Dos 78,14 quilômetros de rodovia, 61,14 quilômetros já foram duplicados e os outros 17 quilômetros restantes serão concluídos até dezembro deste ano.

CADASTRO

A busca pelo turismo seguro e por uma experiência inesquecível é o objetivo de todo o turista. Para contribuir com esses requisitos, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, apresenta uma ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais: o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.  O programa do Ministério do Turismo possui o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

PESCA

Para incentivar o uso ordenado dos estoques pesqueiros na região do médio Rio Negro, nas áreas de abrangência entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas participa das tratativas para a construção do ordenamento pesqueiro da região. Mais de 340 comunidades serão inseridas no ordenamento pesqueiro, que até o momento irá beneficiar aproximadamente 1.500 famílias com a construção de acordos de pesca. Esse quantitativo será atualizado até o final do mês de junho, quando a equipe de técnicos retornará ao local para atualizar o levantamento de dados.

FRASES

impeachment

“Essas PECs serão aprovadas e ajudarão a dar mais segurança à população de Manaus e do interior do Amazonas.” Roberto Cidade (PV), presidente da Assembleia Legislativa, prometendo colocar em votação matérias que permitem o armamento das guardas municipais

força nacional

“Os ataques registrados em Manaus fogem do padrão que já se viu no país.” Coronel José Américo de Souza Gaia, coordenador geral de Planejamento e Operações da Força Nacional de Segurança

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar