Pesquisar
Close this search box.

William Alemão traz produtividade para Manaus

Com 1.043 proposituras, entre requerimentos, indicações, moções, projetos de lei e de resolução, o vereador de primeiro mandato William Alemão (Cidadania), tem sido um dos políticos mais atuantes e que mais produzem na capital amazonense, entre os 41 parlamentares que integram a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os dados correspondem ao período de fevereiro ao último dia 18 de outubro, e foram contabilizados com base nos números do portal da transparência, da casa legislativa, por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Somente nos seis primeiros meses deste ano, William Alemão – que foi empresário do setor de entretenimento por muitos anos e se apresenta como um homem público diferente e sempre disposto ao diálogo, em todos os níveis – já havia socializado mais de 700 proposituras. 

Dentre as matérias mais relevantes estão os projetos de resolução que criam a Frente Parlamentar de Enfrentamento às enchentes do ano de 2021, e a Frente Parlamentar em Defesa da Zona Franca de Manaus, ambas apresentadas em maio pelo vereador.

Em relação aos projetos de lei, destaque para o que institui o “Programa Bairro Empreendedor”, e o que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas da rede pública municipal e da rede privada, de ministrar treinamento adequado ao corpo docente, funcionários e alunos, para simulações de evacuação em casos de incêndio, desastres naturais e estruturais.

Neste último, a iniciativa foi fundamentada numa possível reincidência ao episódio ocorrido próximo a um prédio público na avenida Torquato Tapajós, zona Centro-Sul, quando uma enxurrada destruiu o centro para imigrantes venezuelanos e deixou cinco pessoas feridas no local.

Além de defensor ferrenho do turismo ecológico nas áreas urbana, rural e ribeirinha, como fonte de renda para muita gente, William Alemão tem sido reconhecido pelo trabalho incansável junto às comunidades, por intermediar junto ao executivo, respostas imediatas para demandas como: recapeamento asfáltico, tapa-buracos, limpeza e recuperação de áreas degradadas, reformas de quadra e campo de futebol, drenagem e contenção de igarapés, restruturação de terrenos que cederam, reforma de redes de esgoto, retirada de lixeiras viciadas, reparos em ponte e serviços em vazamentos de água e drenagem, inclusive com troca de tubulações, entre outras.

“Esse é o trabalho do vereador: ir aonde o povo está e correr atrás das soluções, sem delongas. A cidade ainda se ressente de muita coisa. Manaus tem sofrido muito nos últimos meses, por conta principalmente dos resquícios deixados pela pandemia e a grande enchente, por isso é importante que estejamos nas ruas, que discutamos melhorias e que busquemos efetivá-las com rapidez, porque as pessoas esperam por isso, todos os dias”, ressalta William Alemão, que também tem prestado assistência para soluções nas áreas da educação, com pedidos de reforma em escolas e construção de creches; saúde, na revitalização de Unidades Básicas de Saúdes (UBS) e reativação de casinhas de saúde; e esporte, com incentivo à prática esportiva e revitalização dos locais onde os mesmos são praticados.

Em relação ao transporte coletivo, a resposta abrange às demandas sobre aumento na fiscalização, maior oferta de veículos em linhas de ônibus como a 430, melhorias nos terminais e remanejamento de horários nas linhas.

Pandemia

Durante o pico da pandemia de Covid-19 em Manaus, William Alemão acompanhou o trabalho exaustivo dos técnicos de saúde nas UBS, presenciou o caos no sistema pela situação dos hospitais lotados, a falta de equipamentos, medicações e oxigênio. No período, o vereador sugeriu que os idealizadores de festas clandestinas fossem punidos com o pagamento de cestas básicas, cujos valores seriam repassados pela Manauscult, a profissionais que atuam no meio artístico.

Ações solidárias

Aproximadamente mil pessoas foram atendidas durante as ações sociais organizadas por William Alemão, com apoio de parceiros, em Manaus. O trabalho reúne vários profissionais, inclusive da área de saúde, que atuam de forma voluntária na prestação de serviços como avaliação bucal, aplicação de flúor, extração dentária, restauração provisória e outros. 

Até o momento foram assistidas a Paróquia Cristo Libertador, na Compensa 1, zona Oeste; o bairro São Geraldo, na zona Centro-Sul; e a comunidade rural Água Branca, na AM-010.

Na ação também são realizadas palestras, serviços oftalmológicos (olhos); exame preventivo; vacinação contra gripe e testagem rápida para Sífilis, HIV e Hepatite B, além de corte de cabelo, pintura e brincadeiras para toda a criançada.

Gabinete Móvel auxilia nas ações

Em funcionamento desde fevereiro com a meta de chegar a 63 bairros, o Gabinete Móvel de William Alemão – que funciona dentro de uma van totalmente caracterizada – tem auxiliado o trabalho do vereador e equipe nas comunidades, com serviços relacionadas a vazamentos, reparos, falta d’água, recomposição asfáltica, troca de hidrômetros, obras não finalizadas, dúvidas na fatura, entre outros. 

O objetivo é aproximar o parlamento da população, com atendimento itinerante por meio da prestação de serviços públicos e ouvidoria. 

Além da Águas de Manaus, órgãos como as secretarias municipais de Comércio Informal (Semacc), de Limpeza (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf) foram outros que aderiram, de forma presente com os próprios secretários ou vice, à iniciativa do projeto.  

Memorial Encontro das Águas é uma das prioridades

Enquanto presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE), William Alemão tem levantado a bandeira pela execução do projeto de Oscar Niemeyer intitulado “Memorial Encontro das Águas”. 

Localizado no antigo Mirante da Embratel, zona Leste, e idealizado para a Copa do Mundo de 2021, o projeto ainda não saiu do papel. Alemão tem ido ao local rotineiramente e tem insistido no assunto, por acreditar que a obra arquitetônica representa um marco para a história da cidade e trará oportunidades de renda, tanto para empresários quanto para trabalhadores.

Outras metas

A principal atribuição da COMTICDETRE é apreciar, discutir, propor e votar matérias de interesse para o desenvolvimento, turismo, indústria e comércio em Manaus, assim como, acompanhar as ações de entidades e organismos vinculados aos referidos setores, com fiscalização no âmbito municipal.  

Dentre as outras metas da comissão estão a ampliação dos incentivos da Zona Franca de Manaus e o estreitamento de parcerias para promover projetos no setor. 

Centro Histórico

William Alemão tem cobrado mais investimentos por parte do poder público, no que se refere ao resgate do Centro Histórico da cidade e à retomada de atividades voltadas aos ramos do negócio e eventos. Uma das propostas tratadas diretamente por ele junto à Manauscult, é a viabilidade da construção de um novo porto turístico, que possa transformar a região em um complexo turístico, com ênfase no empreendedorismo, na segurança patrimonial e, principalmente, na humana.

Pesca Esportiva

No último dia 15 de outubro, William Alemão saiu em defesa da legalização da pesca esportiva em Manaus e em todo o Estado do Amazonas, durante uma Audiência Pública realizada para discutir o assunto, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). De acordo com o parlamentar, a atividade tem crescido bastante nos últimos anos e gera emprego e renda para a população local, além de ser um atrativo a mais na área do turismo.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar