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Whirpool usa rede social para recrutar

‘Alguém já te disse que você tem a nossa cara?’ É com base nas respostas para essa pergunta que a Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, espera formar um time de jovens talentos para ocupar as 15 vagas de trainee nas áreas corporativas e de tecnologia da empresa, em 2010. Para realizar essa promissora seleção, a companhia aposta em redes como o Twitter, Facebook, LinkedIn e Orkut para comunicar suas oportunidades numa campanha mais voltada à chamada ‘Geração Y’.
Com inscrições abertas entre 30 de julho e 10 de setembro de 2009, o programa de trainee da Whirlpool Latin America tem o objetivo de identificar jovens com potencial de liderança, comunicação eficaz e capacidade de trabalho em equipe para acelerar seu desenvolvimento a curto e médio prazos, revelando potenciais executivos e excelentes gestores de projetos técnicos no caso do Trainee de Tecnologia.
O interessado em iniciar sua carreira na Whirlpool, além de se identificar com os valores da empresa –integridade, respeito, diversidade e inclusão, trabalho em equipe e espírito de vitória–, precisa ser formado há, no máximo, dois anos (entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009), ter inglês avançado e disponibilidade para mudança.
O programa traz oportunidades em diversas áreas do negócio, com duas possibilidades de atuação: corporativa, com duração de um ano e foco em carreiras administrativas; e em tecnologia, com duração de 23 meses e direcionada para jovens engenheiros com potencial de crescimento acelerado na carreira técnica.  
A categoria ‘Trainee de Tecnologia’, tem como destaque a possibilidade de um módulo internacional, a partir do segundo ano do programa. Esse profissional, com formação em engenharia e talento técnico avançado, terá a oportunidade de desenvolver suas competências ao atuar especificamente no desenvolvimento de produtos, com perspectiva de crescimento pela ‘carreira Y’, dedicada ao aprimoramento da capacidade técnica do profissional. 
Estruturado em 2004, o programa de trainee da Whirlpool Latin America inclui três meses de integração, com atuação em diversas áreas da empresa, oito meses para a realização de projetos em área específica, além da participação em atividades de desenvolvimento. O trainee passa por um processo de coaching com os respectivos gestores e avaliação por meio do PMP (Programa de Monitoramento de Performance), que mensura e controla os resultados. O desenvolvimento é monitorado pela área de recursos humanos. Os trainees contam, ainda, com apoio de um gerente ou gerente-geral, que será seu mentor de carreira. Ao término do programa, são avaliados por performance e potencial para que sejam alocados nas diversas áreas da organização.

Companhia tem vagas para corporativo

“Nos últimos seis anos, ingressaram na empresa 98 trainees corporativos e 5 trainees de tecnologia. Do total, 85% permanecem na companhia. O programa abre, também, oportunidades para talentos internos, tanto que dos 14 trainees do programa  2009, seis eram estagiários. Outro ponto importante é que, após a conclusão do período, o colaborador conta, ainda com coaching e módulos específicos de treinamento, no que chamamos de pós-trainee”, explicou Úrsula Angeli, gerente geral de recursos humanos da Whirlpool Latin America.

Inscrições via web

As inscrições para o programa de trainee podem ser feitas pelos portais da Whirlpool, Brastemp, Consul e/ou KitchenAid, ou por meio do blog do programa (www.eutenhoacara.com.br). No caso de colaboradores da empresa interessados nas vagas, a inscrição é feita pela intranet, mediante a validação formal de seus gestores. O processo seletivo inclui triagem de currículos, testes on-line, dinâmica de grupo, avaliação oral de inglês, painel e entrevista com gestores. 

Público jovem

A Whirlpool Latin America inicia a divulgação de seu programa de trainee em 30 de julho. A campanha de divulgação, elaborada pela agência Zebra, está mais identificada com o público jovem e vinculada a grandes redes sociais como o Twitter e o Orkut. Um blog (www.eutenhoacara.com.br), atualizado diariamente, traz informações sobre a empresa, bem como curiosidades a respeito das marcas e detalhes dos programas de estágio e trainee. O objetivo é fortalecer o elo com os jovens e facilitar sua identificação com o negócio e com os produtos da empresa. Estão previstos, ainda, lembretes em forma de pop-ups nos portais da Whirlpool, Brastemp, Consul e KitchenAid, participação da empresa em feiras de estágios e trainees, além de materiais de comunicação visual em universidades. 

Vagas de estágio

Junto à divulgação do programa de trainee, a Whirlpool Latin America reforça suas oportunidades para aspirantes às vagas de estágio. Serão abertas, para o próximo ano, 100 vagas em diversas área da empresa. “O objetivo é constituir uma base forte, com jovens talentos que possam permanecer na companhia”, completou Úrsula.

Projeto especial 

Com duração de um ou dois anos, o estágio proporciona o desenvolvimento das habilidades e competências de estudantes por meio de experiências e desafios, com o acompanhamento ativo do gestor imediato, responsável pela orientação e pelo feedback ao estagiário. Na Whirlpool, os estagiários também têm metas que são registradas no PMP (Programa de Monitoramento de Performance). Os jovens são orientados por um mentor de carreira e realizam um projeto especial em cada ano do estágio. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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