Whirlpool apresenta inovações

11° Fórum Nacional de Lean em Manaus foi palco para a multinacional

A aplicabilidade de conceitos de qualidade total nos processos de manufatura pela Whirlpool Latin America (dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid), foram destaques no 11° Fórum Nacional de Lean na última quinta-feira (26). As inovações e resultados alcançados na Unidade Manaus com a aplicação da filosofia Lean Manufacturing (produção enxuta) nos processos internos, iniciaram em 2004 e buscam atender às necessidades dos clientes internos e externos com qualidade e no tempo certo, por meio da melhor utilização de recursos e eliminação constante dos desperdícios.

Jidoka
Um dos principais conceitos utilizados na implantação dessa filosofia é o Jidoka, que busca eliminar a causa raiz da falha, estabelecendo um sistema que evite a geração do defeito ou pelo menos detecte o erro na origem para evitar a propagação do mesmo nos processos seguintes, garantindo assim um produto de melhor qualidade.
A gestão pelo Jidoka tem sido largamente adotada em toda a manufatura, com destaque para as novas linhas de montagem de micro-ondas, inauguradas no ano passado, explica o especialista de Processos na Whirlpool Latin America, Flaubert de Lima Ribeiro. “A implantação da metodologia na remodelagem da linha, seguindo à risca os direcionamentos de Lean, desde o desenho de cada posto com conceito de golden zone (área nobre para ter os materiais e ferramentas para executar as tarefas) até o fluxo de materiais, proporcionou os melhores resultados em eficiência já registrados pela Companhia,” afirma o especialista.
Como diferencial na aplicação do Pilar Jidoka, a Whirlpool desenvolveu uma matriz de excelência inovadora, unificando as ferramentas tradicionalmente conhecidas, tais como sistema andon (sistema utilizado pelos operadores da linha de produção ou mesmo pelo próprio equipamento para sinalizar a produtividade ou alguma falha no processo, solicitando assim a ajuda de técnicos de manutenção, engenheiros e outros responsáveis pela resolução do problema), poka-yokes (palavra de origem japonesa que significa à prova de erros) e inspeção, para acompanhar a evolução da qualidade em todos os processos.

Produção otimizada
Nas linhas de micro-ondas, a automatização do processo produtivo e otimização do fluxo de materiais foi desenvolvido para garantir o atendimento dos níveis mais altos da matriz de excelência Jidoka e em conformidade com as melhores práticas de Lean nas plantas da Whirlpool no mundo, destaca o diretor de Manufatura da unidade Manaus, Sérgio Silva.
“Este case de aplicações Lean é motivo de orgulho para toda a Companhia e a consolidação das experiências de mais de uma década de nosso compromisso com a melhoria contínua e busca pela excelência de gestão e processos. E como resultado, a Unidade conquistou ganhos significativos também em segurança, ergonomia e produtividade, com mais de 250 colaboradores beneficiados”, conclui o diretor.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email