3 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Webinário discute gamificação em Educação Fiscal


Nesta quarta-feira, 25/5, a partir de 19h30 (Horário de Brasília), o Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia de Goiás vai realizar nova edição de seu circuito anual de webinários, cujo tema será: “Educação Fiscal EnCena: Gamificação e Formação de Professores”. O palestrante será o professor Cícero Roberto de Melo, que atua na Assessoria de Educação Fiscal da Secretaria da Economia do Distrito Federal.
O palestrante vai compartilhar experiências metodológicas de disseminação de conteúdos da Educação Fiscal que privilegiam a ludicidade, por meio da integração de ferramentas tecnológicas, como jogos e mídias digitais, e interações interpressoais, como o teatro. O coordenador de Educação Fiscal da Secretaria da Economia, José Humberto Corrêa de Miranda, afirma: “O Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal tem adotado práticas inovadoras, indo além de formas de exposição tradicional de conteúdos e será bastante proveitoso o compartilhamento dessas experiências, com o nosso público, formado por profissionais da educação de Goiás e participantes de nosso curso on-line oferecido pela plataforma de ensino a distância da Secretaria da Economia”.
O webinário será transmitido pelo Canal do Youtube: “Educação Fiscal Goiás” e participantes poderão solicitar certificado de presença, a partir de formulário a ser disponibilizado no chat da transmissão ao vivo. Link: https://youtu.be/3Y5EWf8az-A
Educação Fiscal em Goiás
A Educação Fiscal é uma prática de cidadania que envolve o aprofundamento da relação entre Estado e sociedade na fiscalização e gestão dos recursos públicos. O programa desenvolvido na Secretaria da Economia de Goiás tem o objetivo de disseminar os conteúdos referentes ao papel social dos tributos, importância dos orçamentos para o bom funcionamento da administração pública, alocação e controle dos recursos, entre outros temas relacionados à gestão e fiscalização das finanças públicas.

Receita Federal já recebeu mais de 25 milhões das declarações do imposto de renda 2022

A Receita Federal informa que, até às 11 horas do dia 23/05, foram entregues 25.094.079 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021, representando aproximadamente 73% do total das 34.100.000 declarações esperadas.
Não deixe para a última hora. A 8 dias do encerramento do prazo para a entrega da declaração é bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
O DARF da multa pode ser emitida pelo programa do imposto de renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda.
Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (descontada), com os respectivos acréscimos legais (juros), do valor do imposto a ser restituído.
A Receita lembra ainda que as restituições começam a ser pagas a partir do dia 31 desse mês. 

Semana da Educação Fiscal 2022

A Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), por meio do Programa de Educação Fiscal (PEF), está realizando, entre os dias 23 e 27 de maio, a Semana Estadual da Educação Fiscal 2022, com o tema “Conectar para inovar”. Diversas atividades estão em andamento, como palestras, encontros e exposição fotográfica.

O evento foi pensado para conscientizar as pessoas sobre a função social dos tributos e a correta aplicação dos recursos públicos. Também tem o objetivo de promover reflexões sobre cidadania, solidariedade e justiça fiscal, fortalecendo o papel do servidor cidadão.

Saiba mais sobre o evento https://cutt.ly/UHNOHeL

Febrafite e o Grupo Globo renovam parceria

Com a renovação da parceria, a Globo vai exibir na TV o filme da campanha de divulgação das inscrições da edição bienal 2021/22, que será lançada no próximo dia 14 de junho, em Salvador, como parte da programação do 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais.

A renovação da parceria foi acordada em reunião entre o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, o diretor de relações institucionais do Grupo Globo, José Nivan, e o coordenador Pedro França. O encontro aconteceu em Brasília. Esta edição do Prêmio conta ainda com apoio da Receita Federal do Brasil, do Tesouro Nacional, do Confaz, entre outros.

Receita abriu a consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2022

A partir das 10 horas de ontem (24/5), o primeiro lote de restituição do IRPF 2022 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário para 3.383.969 contribuintes será realizado no dia 31 de maio, no valor de R$ 6,3 bilhões. Todo este valor será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

Contato da coluna

[email protected] ou  [email protected]

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email