Pesquisar
Close this search box.

Vou falar, não vou falar… Vou falar!

Vou falar, não vou falar… Vou falar!

Prometi, a mim mesma, não falar nessa semana sobre pandemia, quarentena e afins, mas não consegui, afinal são tantos vocábulos surgidos ou que vieram à tona, em termos de uso, com esse período inesperado; atípico; curioso; triste; diferente, enfim, que acabei elegendo duas duplinhas que têm tudo, mas tudo mesmo, a ver com a nossa realidade atual.

VIDEOAULA X VÍDEO-AULA

Acertou quem escolheu a forma sem o hífen, isto é, escrita tudo junto: “videoaula”. Embora essa palavra não esteja registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP (Academia Brasileira de Letras), é possível estabelecer um paralelismo com outras palavras formadas com “video”, tais como, “videolocadora”; “videoconferência”; “videocassete” etc. O substantivo feminino “videoaula” refere-se a uma aula gravada para ser reproduzida em formato de vídeo. O plural de “videoaula” é “videoaulas”. Nem todo mundo já se adaptou às videoaulas, mas façam um esforço, afinal acredito que perder um ano letivo inteirinho seja bem pior do que buscar ser um pouco mais maleável com a vida.

PODCAST X E-COMMERCE

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet desenvolvidos pelos próprios usuários, podendo ser ouvidos a qualquer hora pelos criadores e/ou pelos utilizadores. O utilizador pode, assim, meramente acompanhar ou, até mesmo, descarregar automaticamente o conteúdo de um podcast. Os podcasts criam uma espécie de rádio virtual direcionada para assuntos específicos, de acordo com as características de cada ouvinte. E-commerce significa, em língua portuguesa, “comércio eletrônico”. Mostra-se como modalidade de comércio onde os negóciose transações financeiras são realizados via dispositivose plataformas eletrônicas, isto é, por meio de computadores, tablets e smartphones. Em tempos de pandemia, o mundo rendeu-se, mais ainda, a esse tipo de compra, até mesmo porque muitos serviços presenciais foram suspensos abruptamente, fazendo com que a maioria dos viventes desse planeta passassem a aceitar novos hábitos. Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar