Votorantim Cimentos faz exposição de projeto de fábrica em Porto Velho

A Votorantim Cimentos é uma das expositoras da Feiron 2008 (Feira da Indústria do Estado de Rondônia) que acontece entre os dias 28 e 31 de agosto em Porto Velho/RO. Durante o evento, a empresa apresentará o projeto da fábrica de cimento de Porto Velho, que começará a operar em 2009. O investimento de R$ 110 milhões na nova unidade foi anunciado em 2007 e faz parte dos planos da empresa para aumento da capacidade de produção .
A unidade irá produzir 750 mil toneladas de cimento por ano e será responsável por abastecer os mercados de Rondônia, Acre e Amazonas, além de fornecer cimento para as obras das hidrelétricas que serão construídas no Rio Madeira. A nova unidade vai gerar 750 postos de trabalho durante as obras e 250 empregos diretos e indiretos quando estiver em operação.
A nova unidade de fabricação de cimento que será construída em Porto Velho contará com uma tecnologia ambiental de aproveitamento de lixo industrial como fonte secundária de energia para a fábrica. Trata-se do co-processamento, tecnologia consagrada internacionalmente que possibilita a destruição de resíduos industriais (pneus velhos principalmente) a altas temperaturas em fornos de cimento devidamente licenciados para este fim. A tecnologia é usada pela Votorantim Cimentos desde 1990 para reduzir a dependência de combustível fóssil (coque de petróleo, no caso da Votorantim Cimentos) e para a preservação de recursos naturais não re­nováveis. É considerada a alternativa ambiental mais amigável para as indústrias responsáveis, já que permite a redução significativa das emissões dos gases do efeito estufa.
Esse procedimento é praticado de acordo com a regulamentação Conama 264/99, lei que define o controle estrito das emissões atmosféricas de forma a não comprometer a qualidade do cimento produzido nem a saúde dos funcionários das fábricas e da população do entorno. Segundo a legislação, podem ser processados resíduos de praticamente todos os segmentos industriais, como siderúrgicos, petroquímicos, automobilísticos, metais, tintas, embalagens, papel e pneumáticos.
Atualmente, dez fábricas da Votorantim Cimentos realizam o co-processamento. A atividade faz parte do comprometimento da Votorantim Cimentos com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. A empresa é reconhecida no Brasil e no exterior pelos investimentos em programas ambientais e desenvolvimento de novas tecnologias para redução das emissões de gás carbônico.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email