Pesquisar
Close this search box.

Voto de jovens nas eleições é decisivo no Amazonas

Voto de jovens nas eleições é decisivo no Amazonas

O Amazonas figura no ranking dos Estados brasileiros que detêm hoje o maior número de eleitores jovens, nas faixas etárias de 18 a 24 anos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na Região Norte, todos os aptos a votar nas eleições de 15 de novembro deste ano têm esse perfil de idade. Amazonas, Roraima, Acre e Pará têm, respectivamente, 24% de todo esse eleitorado jovem. No Pará, eles são 25%.  

De acordo com o TSE, a situação atípica causada pela pandemia de novo coronavírus impactou na emissão de novos títulos. Caso contrário, o total de jovens eleitores poderia alcançar marcas históricas em relação à última década.

Segundo o tribunal, um em cada cinco eleitores habilitados para votar nas próximas eleições no Brasil é idoso. Hoje, já são 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa 20% do eleitorado brasileiro – o maior registrado desde 1992.

Até junho deste ano, o eleitorado do Amazonas chegou à marca de 2.503.211, com uma expansão de pouco mais de 75 mil eleitores comparado ao registrado nas últimas eleições. E houve um aumento de 3,093% nos últimos dois anos.

Segundo o cientista social Luiz Antônio Nascimento, professor da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), esse percentual de jovens eleitores não terá tanto peso no desfecho das eleições municipais no Estado. Ele avalia que as atuais condições econômicas, de extrema pobreza e ainda o alto desemprego nessa população, impede um voto mais consciente,

“Para a maioria deles, não importa se um candidato vence ou perde. Sem perspectivas de vida, apenas cumprem o que determina a legislação, que é o voto obrigatório”, afirma o especialista. E com os idosos acontece a mesma coisa, segundo ele. “É uma população desesperançada, desiludida, que vem acumulando muitas frustrações com o cenário político no País”, acrescenta.

As mulheres continuam sendo maioria no eleitorado amazonense. São 1.283.646 eleitoras e esse número representa 51,2% do total de eleitores do estado. O eleitorado do sexo masculino é composto por 1.219.524 eleitores – 48,7% do total.

Os eleitores alfabetizados são a maior parcela de eleitores do Amazonas. O grupo de eleitores alfabetizados concentra 94,4% do eleitorado do Estado. Enquanto o grupo de eleitores não alfabetizados tem 5,6% (140.189 eleitores) do eleitorado.

Nestas eleições, os idosos terão horário preferencial no dia da votação (das 7h às 10h), e as seções eleitorais devem adotar uma série de medidas para evitar a disseminação da Covid-19, como o uso do álcool em gel e as recomendações de levar a própria caneta e manter a distância de pelo menos 1 metro do outro eleitor na fila. Também é obrigatório usar máscara facial no local da votação.

A participação dos idosos no eleitorado brasileiro tem crescido nas últimas décadas. Em 1992, por exemplo, esse público representava 10% do eleitorado. Em 2000, era 13%. Em 2010, 15%. Nestas eleições, 20%.

Em números absolutos, a quantidade de eleitores idosos saltou de 9,5 milhões em 1992 para 30,2 milhões em 2020, segundo os dados do TSE, que podem apresentar diferenças em razão dos processos de atualização dos cadastros de eleitores.

E essa tendência observada entre os eleitores reflete o fenômeno da transição demográfica que o Brasil está vivendo, segundo o demógrafo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) Marcio Mitsuo Minamiguchi. EI sso deve continuar até 2060, quando o Brasil deverá ter cerca de 30% de pessoas acima de 60 anos, segundo o instituto

“O tamanho do eleitorado de idosos está intimamente ligado à estrutura da população. Os idosos são uma parcela bastante representativa da sociedade. O envelhecimento da população é reflexo do que chamamos de transição demográfica, que consiste na passagem de níveis mais altos para níveis baixos tanto de fecundidade quanto de mortalidade”, diz o demógrafo.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar