Pesquisar
Close this search box.

Voos domésticos em queda no bimestre

https://www.jcam.com.br/ppart18032013.JPG

Cenário econômico tem forte influencia nos números de passageiros na capital amazonense, informou a superintendência do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. No início deste ano, o embarque e desembarque de voos domésticos sofreram uma considerável queda. Em janeiro, foi de 7,42% e, em fevereiro, foi de 4,97%, comparado ao mesmo período de 2012. “A economia no país tem crescido abaixo do desejado e isso impactado na procura pelos voos”, disse, Aldecir Lima, superintendente do Aeroporto de Manaus, que acrescenta que a alta do preço das passagens aéreas também tem sido outro responsável.
Entretanto, o embarque e desembarque de passageiros internacionais foi destaque com aumento de 24,74% em janeiro e, 42,65%, em fevereiro. A temporada de cruzeiros foi um dos fatores que contribuíram para isso, através de back-to-back. O que resultou desde o começo do ano, no recebimento de quase 7 mil turistas estrangeiros de países como República Dominicana, Alemanha e Holanda.
Ao todo, a temporada 2012-2013 de operações back-to-back que compreendeu o período de novembro de 2012 a março de 2013, recebeu em torno de 14 mil turistas. A próxima temporada de operações deve iniciar em novembro deste ano e vai até março de 2014.
Além disso, como fato de viajar para o exterior tem sido considerado mais barato do que voar para algumas cidades do país isso também tem influenciado o número de passageiros. “E como Manaus possui voo direto para o Estados Unidos, isso tem se tornado atrativo tanto para a população daqui, quanto passageiros de outras regiões que optaram pela cidade como escala para estes destinos”, explica o superintendente do Aeroporto do Eduardo Gomes.
Em termos gerais, o número de embarques e desembarques sofreu uma queda de 5,54%, em janeiro e, 2,62% em fevereiro, comparado ao mesmo bimestre de 2012. “No ano passado tivemos o total de 3.180.139 passageiros embarcados e desembarcados e, a previsão é que este ano haja um decréscimo ou a repetição desses números, porém isso dependerá do cenário da economia do país, já que o setor é diretamente ligado a ele”, revela Aldecir Lima.
Quanto às obras de reforma, adequação e ampliação do Aeroporto, Lima comenta que ela não tem causado impacto algum na quantidade de passageiros que trafegam o aeroporto. O prazo previsto para o término do projeto, que terá R$ 344,02 milhões em investimentos, continua sendo o de dezembro de 2013.

Preferência internacional

Pela quinta vez, a autônoma Camila Fonseca, se prepara para viajar para o Estados Unidos. Ela que adora pesquisar viagens em meses de baixa temporada, que é quando o preço das passagens está mais baixo, afirma que essa acaba sendo uma boa forma de economizar no orçamento. “De vez em quando tem promoção e isso é ótimo pra quem quer viajar para fora”, aponta a consumidora que pretende ainda esse ano ir para a Europa.
De acordo com a proprietária da CVC Viagens, Isabel Távora, a preferência pelos destinos internacionais tem aumentado a cada ano e, cidades como Miami e Orlando tem sido alvo de muitos manauaras que buscam entretenimento e compras. “A procura tem ficado no mesmo nível ou até maior que os nacionais”, salientou a empresária.
Segundo ela, no início do ano geralmente o ápice das vendas são os meses de fevereiro e esse ano não foi diferente. “Muita gente querendo viajar e fazer algo diferente do carnaval”, disse Isabel. Já janeiro é conhecido pela baixa temporada e março o movimento mantém o equilíbrio.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar