Pesquisar
Close this search box.

Autoescolas reclamam ausência de crédito emergencial no retorno

Volta insegura das autoescolas

Os CFCS (Centros de Formação de Condutores), as autoescolas, retomaram as atividades no último dia 6, obedecendo o plano de reabertura gradual do comércio determinados em conformidade com o plano estadual. 

O Amazonas precisou manter os serviços cem por cento suspensos. O que fez o segmento amargar perdas significativas. Além disso, surge a preocupação com o cenário pós-pandemia, visto que a categoria não conseguiu até o momento, obter socorro do  governo federal e nem a concessão ao crédito emergencial da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas).

“A gente ainda não teve tempo de mensurar esses valores, mas com tudo parado as perdas foram consideráveis. O próprio cliente também foi afetado. E ainda não conseguimos ter ajuda do governo”, ressalta o presidente do Sindcfc-AM (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Amazonas), Raimundo Macena.

Ele ressalta sobre a parceria do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), junto à categoria que tem realizado um trabalho muito bom em todo o processo para adesão da CNH dentro de todas as possibilidades do órgão. “Todos os trabalhos estão sendo feitos em conjunto. Até mesmo porque temos que atender o decreto do governo”. 

De acordo com Macena, o Detran-AM, através da Afeam que conseguiu um trabalho em conjunto para uma linha de crédito, mas ainda está em avaliação. “Não é simples. Exige muita documentação e até agora, nenhum centro foi beneficiado. O Detran foi uma grande parceiro nessa articulação de buscar essa linha”, afirma ele. Mas reitera que não tiveram sequer apoio do governo Federal. “Fizemos um ofício através da Federação Nacional, mas só houve promessas. Não conseguimos nada. E amargamos altos prejuízos”, desabafou.

O presidente do Sindcfc-AM declara que a expectativa de retomada era muito grande. Mas que não sabe como o segmento vai se reerguer neste período. E considera os danos fundos perdidos porque não tem como recuperar de imediato. “Agora, estamos torcendo para  que tudo dê certo e que não tenhamos baixas no estado. E o nosso setor retorne em sua totalidade. Já estamos atendendo os nosso clientes”. 

A categoria está seguindo as normas e protocolos de saúde, como uso de máscaras, álcool em gel, sanitização das salas de aula e dos veículos, aferição da  temperatura dos alunos e dos funcionários.

Cerca de 88 autoescolas atuam no estado. Todas são microempresas. Questionado sobre a possibilidade de aulas remotas durante a pandemia, o presidente do  Sindcfc-AM, informou que no Amazonas, o sistema está em fase de desenvolvimento. O Detran-AM junto com  o sindicato e a Prodam (Processamento de Dados do Amazonas S/A) estão  trabalhando nesse projeto. A  previsão é que até o dia 15 de julho esse processo esteja pronto para a começar a realização dos os testes de forma online.  

Os CFCs e as clínicas estão trabalhando com 50% da capacidade de atendimento determinada pelo governo, tanto com os procedimentos teóricos quanto os práticos. “Acreditamos que no mês de agosto esse atendimento já esteja 100%. Estamos torcendo para que não tenhamos uma escalada de casos da Covid na capital”, frisou Raimundo Macena.  Ao destacar que nos municípios o setor está atravessando uma crise muito maior, comas atividades totalmente suspensas.

Sistema

A respeito das aulas remotas, o Detran-AM explicou que em todo o país os Centros de Formação de Condutores (CFCs) suspenderam as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus, tanto que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) emitiu a Deliberação 185 suspendendo os prazos de vários serviços, entre eles, o de expedição de CNH e mudança de categoria.

O mesmo Contran emitiu a Deliberação 189, no dia 28 de Abril, permitindo que os CFCs, se assim desejassem, aderissem a modalidade de “tele aulas”. Mas como essa nova modalidade necessitaria toda uma adequação tecnológica tanto das Autoescolas quanto dos Detrans, cada Órgão estadual buscou a solução  mais adequada para sua realidade. 

No Amazonas, após reunião entre o Detran e o Sindicato dos CFCs, ficou acordado que o órgão de trânsito iria buscar parceiros para desenvolver a solução. Em meados de maio foi fechado uma parceria com o Detran do Estado de Rondônia, que já dispunha da tecnologia, para fornecer a expertise para os técnicos da Prodam-AM desenvolver o sistema regional. 

Ele ainda está em desenvolvimento e, mesmo com a retomada das atividades econômicas e reabertura dos CFCs, o sistema continuará sendo desenvolvido para haver mais uma opção para os alunos, caso desejem aderir as “tele aulas”. 

Em relação aos protocolos adotados para a reabertura dos CFCs, o Detran-AM informa que recomendou que fossem respeitadas as medidas sanitárias e de distanciamento exigidas pelos órgãos de saúde e pelo decreto governamental de reabertura gradual da atividades econômica no Amazonas.

Atendimento

No início do mês de junho, houve o retorno do atendimento presencial com  agendamento na sede do Detran-AM. Neste retorno, o órgão precisou reduzir sua capacidade de atendimento em aproximadamente 60%, e por isso ampliou o horário de atendimento até as 15h, de segunda a sexta-feira. Por conta disso, os agendamentos de julho já se esgotou, podendo ser abertas vagas caso as pessoas que agendaram para renovar a CNH ou pegar o CRLV optem pelo serviço on-line.

O acesso ao órgão também só está permitido para pessoas agendadas. Antes da entrada, a temperatura do usuário é aferida e ele é convidado a higienizar a mão com álcool em gel.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar