Pesquisar
Close this search box.

VOLTA ÀS AULAS

A operação “Voltas às Aulas”, realizada pelo Ipem-AM (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas), flagrou a venda irregular de oito itens da lista de material escolar em Manaus. Além disso, o Detran-Am (Departamento Estadual de Trânsito), na mesma operação expediu oito notificações de irregularidades no transporte escolar logo no primeiro dia de fiscalização.
Os fiscais do Ipem-AM identificaram a não conformidade às exigências legais em produtos como folha de isopor, cola branca, papel post-it, papel laminado, giz de cera, glitter, fita adesiva importada. A ação deve atingir 300 estabelecimentos do segmento de livraria e papelaria, e ocorrerá até o dia 31 de janeiro.
Segundo o Ipem-AM a situação mais grave ocorreu com o tubo de cola branca da marca Maxi Cola. Os fiscais constataram 30 gramas a menos do produto na embalagem de 1 kg, o lote foi recolhido para análise laboratorial. Para o caso dos produtos vendidos de forma fracionada, e sem as informações exigidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os estabelecimentos foram notificados para corrigir a falha no prazo de 24 horas.
Nos demais casos, a folha de isopor, glitter, papel laminado, giz de cera e o post-it foi constatada a ausência na informação de quantidade, volume e dimensões desses produtos, conforme preconiza a portaria 149/2011 do Inmetro. Todos foram notificados pelo órgão.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, informou que além da cola, os fiscais também recolhem cadernos, papel A4, lápis de cor, canetas esferográficas, clips, entre outros produtos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar