VOLSWAGEN – Fábrica completa 36 anos de produção no Brasil

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou neste sábado, 14 de janeiro, 36 anos de operação.

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou neste sábado, 14 de janeiro, 36 anos de operação. A unidade emprega atualmente mais de 5 mil pessoas, que são responsáveis pela produção dos modelos Gol (líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos) e Voyage. Até hoje, a unidade produziu mais 5,6 milhões de automóveis.
Inaugurada em 1976, a fábrica está com as obras da nova unidade de pintura em fase avançada e, com a plena utilização das instalações, elevará a sua capacidade produtiva, que atualmente é de cerca de 250 mil veículos por ano. Para isso, estão sendo investidos aproximadamente R$ 360 milhões nessa nova unidade, que será referência em tecnologia, automação e proteção ambiental.
A Volkswagen projetou a nova unidade de pintura da fábrica de Taubaté baseada na mais avançada tecnologia ambiental. A instalação usará tinta à base de água, equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético. O sistema de exaustão das cabines robotizadas fará a reciclagem do ar, economizando parte da energia que seria gasta para manter a sua temperatura sempre a 25°C. Outra inovação, inédita na América do Sul, é o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, que permite o giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos, deslocando eventuais bolhas de ar e melhorando a eficiência do processo e a qualidade.
A fábrica de Taubaté está entre as mais modernas e produtivas unidades produtoras de automóveis do Brasil, com tecnologia de ponta aplicada ao processo produtivo, sofisticado sistema de gestão e monitoramento ambiental e elevado grau de treinamento e qualificação de mão de obra. A empresa também é a principal fonte de arrecadação de impostos da cidade por meio do ICMS recolhido.

POR DENTRO – A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté começou a operar fazendo peças plásticas injetadas para a produção da Kombi e do Fusca em São Bernardo do Campo. Logo depois, a unidade produziu também estampados e peças de tapeçaria, até começar a fabricar automóveis inteiros, em dezembro de 1978.

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