Você se sente culpado por tirar férias?

Sei que muita gente imediatamente responderá mentalmente: “lógico que não!”

Mas, esse artigo é para aquelas pessoas que, líderes ou não, estão no meio de um projeto grande, algo importante e que precisam, por um motivo ou outro, tirar férias. Também se adequa para aquelas pessoas que, se orgulham tanto do seu trabalho, que pensam: é errado descansar, é errado curtir e aproveitar momentos de diversão? O que meus colegas de trabalho pensarão se me virem curtindo tanto enquanto estão trabalhando? O que minha equipe vai pensar quando ver minhas fotos nas redes sociais, enquanto estão trabalhando?

Bom, para os primeiros que citei, os que mentalmente responderam “não”, provavelmente esse tipo de questionamento não passa pela sua cabeça. Mas, sem julgamentos, há perfis e perfis de pessoas e ,se você se preocupa com “o que vão achar de mim por estar me divertindo enquanto estão trabalhando”, esse artigo é para você.

Provavelmente esses questionamentos vem a sua cabeça pelo alto nível de cobrança que você tem consigo mesmo ou pela preocupação em passar uma imagem profissional.

Bom, antes de tudo é importante que você saiba que, mesmo as pessoas mais profissionais e as que mais resultados entregam para as corporações, se divertem, curtem bons momentos, riem de piadas bobas, ou seja, são seres humanos normais. Você não precisa viver 100% do seu tempo de trabalho para provar o quão bom profissional você é, e ainda assim, você continuará sendo reconhecido e valorizado na sua carreira.

O que meus colegas de trabalho pensarão se me virem curtindo tanto, enquanto eles estão trabalhando?

Aproveite os frutos do seu trabalho e não tenha vergonha disso! Você pode curtir umas férias maravilhosas com sua família? Isso é fruto de dedicação, comprometimento e trabalho duro… não há nada de errado nisso. Curta os melhores momento que você pode e desfrute do que você tem construído até aqui. É bem verdade que nos demais dias do ano você se ausenta de família e amigos, passa mais tempo no trabalho do que em casa, precisa abdicar de algumas noites e finais de semana, e isso é normal, todos que querem fazer a diferença passam por isso. Mas, aprenda a usufruir porque você merece! Cada um está construindo algo, e de acordo com o plantio, as colheitas acontecerão. Então, colha seus frutos sem comparações com os demais e “enjoy the moment!”.

O que minha equipe vai pensar quando ver minhas fotos nas redes sociais, enquanto estão trabalhando?

Se você é um líder de equipe, sinta-se honrado! Sair de férias enquanto sua equipe dá conta do recado, só tem significados positivos: significa que sua equipe é composta de excelentes pessoas e profissionais (deixe isso claro para eles), significa que você tem feito um trabalho fantástico com essas pessoas tornando-os auto gerenciáveis e auto responsáveis independente de sua presença, significa que você tem uma equipe preparada, significa que você é um bom líder! Isso é tudo que um líder pode querer.

“Paula, mas será que não vão ver que eu não sou mais necessário ali?” Líder que é líder, prepara sua equipe para andar sozinho, e esse é o ponto. Ele desenvolve as pessoas a ponto de torná-las independentes, o que não significa que o líder se torna desnecessário. Todos, incluindo os líderes, precisam de alguém a quem recorrer. Todos, em algum momento, tem escolhas e decisões difíceis a fazer, ou tem formas diferentes de fazer algo, e aí entra o líder, com sua experiência ajudando sobre o caminho a seguir. E que grande honra é, quando você tem uma pessoa tão boa na sua equipe, e que mesmo assim, você ainda tem a honra de, de alguma forma, ajudar.

Se você é um líder de fato, sua equipe ficará feliz em vê-lo desfrutando de seu trabalho através de suas fotos nas redes sociais.

Inclusive, nesse ponto de equipe, peço licença de vocês para enaltecer nossas equipes Hiring e Career, e minha assistente pessoal, não só pelo ano que tivemos, que não foi fácil para ninguém, e que só me deram orgulho nesses momentos difíceis, mas também por me permitirem tirar umas merecidas férias. Eles são demais, e meu orgulho por eles não cabe no peito. Quem me acompanha nas redes sociais pessoais está vendo o tempo bom que tenho passado em família, e essa equipe está mandando ver em Manaus, com todo empenho e dedicação, e curtindo minhas fotos e desejando ótimas férias.

Eu conheço algumas pessoas que escondem de sua equipe os momentos bons que vivem. Caso me permitam, sejam líderes de fato e não chefes. Dessa forma, sua equipe se alegrará também com suas conquistas pessoais.

E se eu preciso trabalhar nas férias?

Muitos de nós precisamos, mesmo nas férias, fazer algo de trabalho. Eu me encontro incluída neste ponto. E está tudo bem. Cada um tem uma rotina e trabalhos diferentes, cada um sabe sua necessidade. Adeque-se ao seu perfil de trabalho e faça acontecer.

Está de férias e precisa trabalhar em algum momento? Tente utilizar início ou final do dia para trabalhar do quarto do hotel no seu lap e despachar o que precisa. Além disso, concentre o que puder em seu celular e caso seja necessário algo durante o dia, você pode facilmente ter em mãos e delegar para alguém que possa ajudar você (o que não significa que você passará o dia todo resolvendo tudo pelo celular – é para isso que você tem uma equipe, lembra?!). Delegar é algo importante aqui e que já falamos em artigos anteriores. Ou seja, com organização, você não deixará de desfrutar suas férias de nenhuma forma.

Achei importante citar esse ponto aqui porque a maioria dos líderes, executivos e coachees que tenho, se encaixam aqui. Mas, cada coisa em seu tempo, você consegue viver a vida da melhor forma que pode. Confie no seu trabalho, confie em sua equipe.

Não tenha vergonha e não se culpe por desfrutar dos bons momentos que seu trabalho e carreira proporcionam a você!

Ótima semana!

Fiquem com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email