Pesquisar
Close this search box.

Você já contou sua storytelling?

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/01%20Janeiro/01/Luiz%20Claudio%20perfil.jpg

Estamos percebendo algumas novas palavras ou termos inseridas no nosso vocabulário. Alguns mais complexos outros nem tanto.

Muitos desses termos são colocados em no mais alto e reluzente dos pedestais tornando estes termos invariavelmente em verdadeiras manias, buzzwords que, quando analisadas com cuidado, têm muito a dizer sobre a própria sociedade que as cultua. 

Um termo que ganha bastante notoriedade difundido principalmente no marketing digital e que configura   na “crista do modismo instalado” é o storytelling que é sem sombra de dúvida, uma das mais cobiçadas vedetes dos tempos atuais, nas mais distintas áreas do conhecimento.

Conceito de Storytelling

É uma palavra da língua inglesa atinente a uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão "tell a story" significa "contar uma história" e storyteller é um contador de histórias.

Na verdade, mais do que uma palavra é um método que se utiliza de palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história, porém, não mais de improviso e sim polida e trabalhada. Essa metodologia se preocupa também em focar o tema central da história de forma objetiva e clara, sem rodeios, buscando sobre tudo um bom nível de entendimento por parte do seu público alvo.

O storytelling está na embalagem de produtos alimentícios, na apresentação periódica dos resultados da empresa, no cardápio do restaurante, na sala de aula e até mesmo na homilia do padre na missa.

Vivemos em uma era de excesso de informação, as pessoas são constantemente bombardeadas por propagandas e muitas empresas lutam pela atenção de um potencial consumidor/cliente. As pessoas criaram uma defesa, uma imunidade a muitas abordagens tradicionais. 

O mesmo acontece nas salas de aula. Para prender a atenção dos seus alunos, o professor precisa criar algo que prenda a atenção, que não torne o aprendizado algo meramente enfadonho trazendo o desinteresse pelo assunto, disciplina ou até mesmo levando o aluno ao abandono escolar.

É neste contexto que o storytelling ganha uma importância vital. Isto porque contar uma história interessante é uma das maneiras mais eficazes de obter a atenção de alguém.

Para encerramos este artigo vamos enfatizar que:

1º O storytelling consiste na partilha de uma história única e real de uma empresa ou de um produto, criando uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Uma boa história revela a grande vantagem que a empresa em questão trouxe para a vida do consumidor.

2º O transmídia storytelling é um conceito que revela a transmissão de uma história em diferentes tipos de mídias, sabendo que as histórias têm que ser adequadas e contadas de formas diferentes dependendo dos diferentes tipos de mídia em questão.

Até o próximo artigo.

*Luiz Cláudio da Silva é educador corporativo, professor de ensino superior e espacialista em capacitação empresarial

Luíz Cláudio da Silva

É educador corporativo, professor de ensino superior e espacialista em capacitação empresarial
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar